Dicas para Memorizar as Cifras

Dificuldade para memorizar as cifras? Entender o que são as cifras? Ou como ler as cifras? Então, continue lendo e veja as dicas que separamos para te ajudar de uma vez por todas com as cifras para poder tocar sua música favorita. Não Perca!

Na década de 1980, se você quisesse aprender a tocar viola caipira, tinha duas opções: aulas presenciais com um professor ou com as famosas revistinhas de cifras compradas em bancas de jornal. As revistinhas eram repletas de músicas cifradas, mas engana-se quem acha que também vinha com o passo a passo de como tocá-las. Não mesmo!

 

 

Hoje, com o avança da internet, é possível encontrar inúmeras músicas cifradas gratuitamente. O local em que encontramos músicas cifradas pode até ter mudado, mas as cifras continuam sendo uma das melhores e mais fáceis maneiras de se aprender os acordes das suas músicas favoritas. Afinal, o método de cifras é um dos mais básicos e fáceis de aprender no início de seus estudos!

Mas, você sabe o que são as cifras? Antes de saber como ler e como memorizá-las, é preciso que você saiba algumas informações básicas. Então vamos a elas!

 

O Que são Cifras?

 

A cifra é um sistema de escrita padronizado mundialmente, utilizando símbolos gráficos ou letras do sistema alfabético, para indicar os acordes que devem ser executados por um instrumento musical.

Ou seja, sem letras, não há cifras. E cada cifra corresponde a uma nota musical.

 

memorizar cifras

 

A única exceção à regra é na Alemanha, onde a letra B corresponde à nota Si bemol e utiliza-se a letra H para representar o Si.

memorizar cifras

Você irá precisar guardar a sequência das 7 notas musicais. Portanto, memorize de trás para frente e de frente para trás.

 

Como Diferenciar os Acordes Maiores e Menores?

 

O que irá diferenciar um acorde maior de um acorde menor na cifra, é a letra “m”, que vem ou não, logo em seguida da letra. Ou seja, os acordes menores recebem a letra m minúscula logo em seguida da nota principal. Já os acordes maiores, simplesmente não é utilizado nada em seguida da nota principal.

Veja abaixo alguns exemplos:

 

memorizar cifras

 

Números e Símbolos nas Cifras

 

Além de letras, também irá encontrar números e alguns símbolos nas cifras. Nestes casos, a notação também é bem simples.

 

  • # e b (Sustenido e bemol): O símbolo “#” indica que as notas são “sustenidas”, enquanto a letra “b” minúsculo representa as notas “bemóis. Sendo assim:

 

memorizar cifras

 

O “#” aumenta um semitom (1 casa) a nota natural.

O “b” diminui um semitom (1 casa) a nota natural.

 

  • / (Barra): Usado quando o acorde está invertido. Lê-se “com baixo em”.

 

memorizar cifras

 

  • º (Bolinha Sobrescrita): Acorde diminuto.

 

memorizar cifras

 

Já os números representam alguns dos intervalos que compõem o acorde.

 

memorizar cifras

 

Dicas para Memorizar as Cifras

 

1- A Escala de Dó

Muitos de nós já conhecemos essa escala na infância, antes de mesmo de pensar em aprender a tocar, pois, aprendemos que as notas musicais são: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si.

Como a primeira nota Dó é representada pela letra C e a última nota Si é representada pela letra B, temos a seguinte sequência:

 

memorizar cifras

 

2- A Ordem do Alfabeto

Se você é um bom observador, deve ter notado que as notas são as sete primeiras letras do alfabeto. Logo, também é possível memorizar as notas da seguinte forma:

 

memorizar cifras

 

3 – Escrever Palavra

Você também pode escrever para cada letra, uma palavra que começa com a letra da cifra e contenha uma sílaba que seja o nome da própria nota.

 

memorizar cifras

 

O ideal é que você pense nas suas próprias palavras, pois assim a memorização ocorre mais fácil.

Apenas tome cuidado com palavras que possuem sílabas de duas notas, pois podem causar confusão. Evite-as. Por exemplo: CaLADO. Nesse caso, você não irá saber se a letra C representa Lá ou Dó.

 

Letras Cifradas

 

Vimos acima que cada cifra corresponde a uma nota. Porém as cifras são muito utilizadas para representar acordes em letras musicais. Assim, a letra cifrada nada mais é do que a letra da música com as cifras posicionadas acima da sílaba/palavra em que o acorde ocorre.

Veja o exemplo de um trecho da música “Chico Mineiro”, do Tonico e Tinoco:

 

memorizar cifras

 

No caso acima as cifras se referem aos acordes e não as notas. Mas, a ideia é a mesa. Ao invés de fazer a nota F, por exemplo, você deve fazer o acorde F.

 

Estas dicas são essenciais para você ir começando a se familiarizar com o sistema de cifras! Experimente visualizar as cifras ouvindo a música escolhida e preste atenção nos acordes que estão sendo utilizados!

 

Entretanto, apesar de saber o momento exato em que o acorde ocorre em relação à letra seja uma boa referência, não substitui saber fazer a batida/levada da música corretamente.

Ou seja, as cifras mostram o acorde que deve ser tocado, mas não mostram o ritmo da música, o compasso, a melodia, o estilo, o andamento. E todos esses parâmetros são importantes para que consiga tocar uma música sozinho.

Afinal as cifras são apenas uma maneira de colocar os acordes no papel. Cabe a você saber onde e como você deve tocá-los.

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

         


® 2024 Todos os Direitos reservados | Políticas de Privacidade | Termos de Uso | Políticas de Cookies
Rua Varzelândia 98 Candelária Cep: 31.510-310 – Belo Horizonte / Minas Gerais| (31) 98773-4251 | CNPJ: 17.826.509/0001-90