Considerada um clássico da música sertaneja, Chalana se tornou um sucesso nacional na voz de Almir Sater na década de 1990. Mas, sua composição foi muito antes disso, no período da Segunda Guerra Mundial, composta pelo acordeonista Mário Zan. Portanto, apenda a tocar Chalana e saiba mais sobre a história e o autor dessa grande canção. Confira!
Aprenda a Tocar Chalana
A História da Música Chalana
A música Chalana é de autoria do acordeonista Mário João Zandomenighi ou simplesmente Mário Zan, e Arlindo Pinto. Foi composta por volta de 1943-44, durante a Segunda Guerra Mundial, em uma viagem a Corumbá – Mato Grosso do Sul, para uma série de shows nos cinemas da cidade após a sessão de filmes.
Mário Zan hospedou-se em um hotel da cidade com uma bela visão da curva do rio Paraguai e durante aquela viagem conheceu uma moça com quem namorou.
A letra Chalana conta o fim do caso, quando a moça vai embora rio acima sem se despedir, narrando o acontecimento que avistou da janela do hotel que ao mesmo tempo o entristeceu e o inspirou na composição da música.
Chalana; uma palavra espanhola influenciada em Corumbá da vizinhança com o Paraguai e Bolívia; referia-se a uma tábua cerrada para diferenciar da canoa ou piroga que era feita de um único tronco de uma árvore.
Mário gostou do nome chalana e denominou assim a embarcação que levou seu amor embora. E hoje, talvez até pela influência da música, chama-se de chalana qualquer embarcação de madeira até certo porte, usados por pescadores e para vários tipos de transportes.
E apesar de toda a desilusão amorosa do autor, Chalana é considerada por muitos como símbolo do Pantanal. Almir Sater, interprete de sucesso da música, denomina “Chalana” como a primeira fusão da música brasileira com a música paraguaia, uma síntese histórica. Já na definição da folclorista e apresentadora de rádio e televisão Inezita Barroso (1925- 2015) “Chalana” é a música que simboliza o Pantanal.
Quem era Mário Zan?