Pagode, pagode de viola ou pagode caipira, são denominações de um gênero novo que se tornou uma das características mais marcantes de Tião Carreiro, que passou a ser considerado o “Rei e Criador do Pagode”. Então, conheça um pouco mais sobre o ritmo pagode e aprenda a tocá-lo. Confira!
Este é ritmo é por excelência o mais bonito e que todo violeiro quer aprender a tocar, mas de nada adianta se não tocar bem o pagode, por isso treine com calma.
Ritmo de Pagode na Viola
O pagode caracteriza-se principalmente pela combinação de vários ritmos entre uma complexa batida executada na viola com outra no violão. Seu ritmo é binário, ou seja, possui 2 tempos, com seis movimentos inseridos nestes dois tempos, porém, com duração e características diferentes.
Vídeo aula música pagode em Brasília
Sua execução está divida em seis partes, onde os movimentos 1 e 4 são mais longos e os movimentos 3 e 5 são um rasqueado fechado. Veja “Técnica Rasqueado na Viola”.
A figura acima possui uma linha imaginária com o intuito de facilitar o aprendizado, assim treine a primeira parte e depois a segunda, só depois una as duas para fazer o movimento completo.
Treine o pagode sempre contando todos os seis movimentos até que você os faça naturalmente e procure não acentuar muito o rasqueado fechado, tentando executá-lo do modo mais suave possível. No início é difícil ter esse domínio, mas com treino e dedicação a técnica melhora.
História do Ritmo de Pagode na Viola