Sabia que a postura influencia tanto o som da sua viola quanto a sua saúde? Muitas vezes a ignoramos! Estamos tão concentrados no aprendizado e treinamento que esquecemos de manter uma boa postura, mas ela é fundamental para um aprendizado eficiente, além de ajudar a tocar com maior facilidade e evitar lesões. Portanto, veja os princípios básicos para se ter uma boa postura ao tocar viola caipira. Confira!
Já reparou que, quando vemos grandes instrumentistas tocando, muitas vezes temos a sensação de que seus instrumentos são extensões de seus braços, nos dando a impressão de que tocar aquele instrumento é muito fácil?!
Bem, achamos isso porque uma boa postura ao tocar fica nítida aos olhos do espectador, mesmo que inconscientemente. Mas, quando olhamos um instrumentista tocar que não tem uma boa postura e fica com o corpo cheio de tensões, temos a impressão de que é muito difícil tocar aquele instrumento.
Dessa forma, quando se toca viola com uma boa postura, além de transmitir uma boa impressão de você tocando, também evita tensões desnecessárias, desconforto, incômodos e cansaço, tornando o aprendizado da viola mais fácil e descomplicado, além de te ajudar a ter mais facilidade de manusear o instrumento.
Portanto, veja a seguir os princípios básicos que devem ser seguidos, respeitando sempre o tamanho do corpo de cada um e do seu instrumento. Todos os passos abaixo para ter uma boa postura ao tocar viola caipira, são possíveis para qualquer pessoa, respeitando sempre suas características individuais.
Postura para Tocar Viola Caipira
Ter uma boa postura para tocar viola vai além de manter a coluna ereta, mas também em ter uma boa postura das mãos, dedos, braços, corpo e do instrumento de acordo com o seu corpo ao tocar viola.
Não existe um formato fixo de postura para tocar viola caipira, mas sim os princípios básicos que devem ser seguidos:
1 – Apoie bem seus pés quando tocar em pé ou distribua seu peso entre os pés e os ísquios quando tocar sentado.
2 – Sente de maneira confortável, com a coluna sempre ereta e os músculos relaxados. É fundamental também que o braço e o corpo da viola estejam sempre retos.
3 – Mantenha o corpo relaxado, com atenção especial ao seu pescoço, aos ombros, aos braços e às mãos, que devem permanecer relaxados, sem tensão.
4 – A viola deve se encaixar no seu corpo. Apoie a viola na coxa, entre o joelho e a cintura, de forma que o fundo não fique todo encostado na barriga.
É muito importante que você adapte o instrumento ao seu corpo, e não o contrário. A diferença dos tamanhos das mãos, dos braços e dos instrumentos influencia na postura alcançada. Por isso, o ideal é descobrir a melhor ergonomia para si.
Dica: Como as violas tradicionais são acinturadas e pequenas, uma dica para melhor adaptá-las ao corpo é com o uso da correia, pois assim é possível tocar tanto sentado quanto em pé e manter uma postura adequada.
5 – Relaxe os ombros, solte os dois braços bem relaxadamente e direcione-os às suas posições sem alterar o formato das mãos, pois, ao tocar, o arco que se forma naturalmente nos dedos deve ser mantido, como quando as mãos estão relaxadas. Sinta que o peso de cada braço se concentra em seu cotovelo.
6 – Relaxe o polegar da mão esquerda e o apoie sobre o braço da viola caipira na articulação que fica entre suas 1ª e 2ª falanges, pois assim a mão toda ficará relaxada.
Dessa forma, o polegar da mão esquerda deverá ser posicionado na parte de trás do braço da viola, de forma que os quatro dedos da frente tenham uma boa abertura e alcance das cordas, sem forçar muito os dedos e a mão.
Note que o polegar tem função apenas de apoiar a pressão do arco da mão sobre as cordas. Assim, nunca exerça força com ele, pois a mão jamais poderá trabalhar como se fosse um alicate. Além disso, mantenha-o sempre próximo ao meio da estrutura que a mão esquerda estiver tocando.
7 – Da mesma forma que fizemos do lado esquerdo, o ombro do lado direito deve estar relaxado e o peso do braço tem de estar todo no cotovelo. Por esta razão, a dobra do cotovelo não pode estar em cima do tampo, pois o antebraço deve ser apoiado no canto formado entre a lateral e o tampo do instrumento.
Mantenha a mão direita relaxada.
O posicionamento das mãos, naturalmente, cria ou dilui tensões. Portanto, se há tensões as mãos não estão bem posicionadas.
Dica: A respiração é muito importante para se tocar relaxadamente. Portanto não se esqueça de respirar corretamente enquanto toca. O oxigênio é o combustível da musculatura!
Benefícios de Tocar Viola Caipira com uma Boa Postura
1º: Uma Boa Técnica
Se você tiver um bom posicionamento das mãos que usa para fazer os ritmos e batidas, (no caso de quem é destro a mão direita e canhoto a mão esquerda), você terá maior facilidade para executar técnicas com e sem dedeira, fazendo com que tenha um controle melhor e mais preciso na hora de executá-los.
Tente lembrar que “quanto mais curto o movimento, mais velocidade terá”, e para isso ajustar sua postura irá te ajudar bastante a ter mais agilidade.
Ao corrigir a postura da mão que executa os acordes e notas, isso fará com que você tenha mais força para fazer acordes, pestanas, dentre outras coisas e com certeza seu esforço para tocar será bem menor.
2º: Melhor Alcance das Casas e Cordas
Se você tem os dedos pequenos e um pouco de dificuldade na hora de fazer alguns exercícios ou acordes na viola caipira, a dica é abaixar o polegar na parte de traz do braço da viola e manter uma boa postura dos dedos na frente. Isso fará com que você tenha maior alcance das casas e cordas da viola, fazendo com que consiga executar bem os acordes.
Fazer exercícios de alongamentos para a abertura dos dedos também podem te ajudar a ter um melhor alcance.
Caso tenha dedos grossos, coloque os dedos bem erguidos, fazendo com que somente as partes que vão tocar as cordas encoste na viola, sem esbarrar nas demais. Isso ajudará a corrigir a dificuldade que normalmente as pessoas que possuem dedos grossos tendem a ter na hora de executar os seus primeiros acordes.
3º: Tocar as Cordas Corretamente
Muitas pessoas na hora de apertar as cordas, acabam apertando ou esbarrando em outra que não precisa sem querer. Essa dificuldade de não conseguir tocar apenas um par de cordas na hora da execução dos primeiros acordes é normal, e pode ser resolvida com uma boa postura na hora de tocar viola caipira.
Para que você possa corrigir esse erro, o ideal é colocar os dedos bem erguidos, pois fazendo isso você conseguirá que apenas as pontas dos dedos encostem no par de cordas que precisa, sem esbarra em outra corda indesejada.
Com toda certeza você terá muito mais benefícios se tiver esta prática aplicada corretamente.
-
O seu desempenho no instrumento melhorará consideravelmente com o decorrer dos anos.
-
Você terá muito mais firmeza e segurança para tocar o instrumento.
-
Como consequência, terá muito mais elegância para tocar, que também é um aspecto significativo na execução de qualquer instrumento musical.
Devemos preservar bem a nossa postura na viola para não sofrermos as consequências com o passar do tempo e/ou acabar lesionando alguma parte do corpo. Portanto, esforce-se para adquirir esta postura desde o início, evitando futuros problemas. É normal que você se sinta desconfortável, mas em pouco tempo você irá se acostumar, e como consequência obterá melhores resultados.
Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Afinal de contas, o aprendizado musical não é uma competição.
Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.