Dicas para Quem Quer Tocar Viola Mas Possui Dedos Curtos e Mãos Pequenas 

Talvez você possa ter mãos pequenas e dedos curtos, e está querendo aprender tocar viola, mas possui na cabeça uma dúvida para saber se você é capaz. Hoje você entenderá isso e muito mais nesse post, não deixe de conferir, vamos lá.

As pessoas que possuem as mãos pequenas e os dedos curtos tendem a se sentir desfavoráveis quando se trata em aprender tocar viola, mas  pode ficar despreocupado quanto a isso, pois não justifica no seu aprendizado, basta fazer o que mostraremos aqui e você conseguirá aprender tocar viola sem nenhum problema.

Um dos principais fatores que pode te fazer sentir uma dificuldade em aprender tocar viola é que muitas das vezes fazemos algumas coisas de forma incorreta, e isso acaba dificultando um pouco na hora de tocar.

Mas fique tranquilo, pois agora iremos mostrar algumas dicas de como progredir no seu aprendizado de viola mesmo tendo as mãos e os dedos pequenos, então vamos lá.

 

Dicas para Quem Quer Tocar Viola Mas Possui Dedos Curtos e Mãos Pequenas 

 

 

1 –  Postura das Mãos 

Quem possui as mãos pequenas, deve ficar de olho em questão ao posicionamento do polegar na parte de trás do braço da viola.

Quando tocamos alguma música, fazendo alguns acorde ou solos, o dedo polegar da mão que faz os acordes se movimenta o tempo todo, tanto para cima quanto para baixo, para um lado e para o outro, de acordo com os quatros dedos que estão apertando as cordas na frente do braço da viola.

Dessa forma, quanto mais para baixo o dedo polegar estiver apertando a parte de trás do braço da viola, os dedos da frente terão mais liberdade para se movimentar e para apertar as cordas na frente, tendo também uma boa abertura.

Porém, quanto mais para cima o polegar estiver na parte de trás do braço da viola, mais você agarrará o braço do mesmo e isso acabará tirando a liberdade com os dedos da frente do braço da viola, para apertar as cordas e executar os movimentos.

Então, se você possui as mãos pequenas e os dedos curtos nossa dica é, deixar o dedo polegar mais para baixo possível na parte de trás do braço da viola. Talvez no início você não perceba tanta diferença, mas na hora que começar a tocar alguma música irá notar que está ajudando bastante.

 

2 –  Importância do Alongamento 

O alongamento é algo muito importante para todos aqueles que tocam viola, mas para quem tem as mãos pequenas e os dedos curtos é ainda mais, pois tendem a fazer mais esforço na hora de alcançar as notas e fazer as devidas aberturas para os acordes.

Então, sempre se lembre de alongar e fazer os devidos aquecimentos, tanto para ter sucesso na execução dos exercícios quanto evitar lesões, tendinites dentre outras dores que pode está prejudicando no seu aprendizado na viola.

 

3 – Violas Adequadas 

Quem tem mãos pequenas e dedos curtos podem observar o próprio tamanho da viola na hora de começar a aprender a tocar.

O ideal neste caso é ir ao um Luthier para fabricar uma viola que seja adequado ao tamanho das suas mãos para te ajudar na hora que estiver aprendendo a tocar.

Lembrando que antes mesmo de fazer uma viola é preciso treinar a abertura dos dedos, pois só com o treinamento poderá superar essa dificuldade.

 

As Vantagens em Ter os Dedos Curtos

 

video aula violaNormalmente que tem dedos curtos tende a se sentir desfavorável quando se trata em tocar viola, mas iremos mostrar que você não deve se preocupar com isso e pode usar a seu favor.

Quando você conseguir ajustar todas as questões dita a cima de posicionamento das mãos e dedos, tamanho da viola, alongamentos e aquecimentos, você poderá melhorar a questão da velocidade em vários fatores, pois de acordo com as regras da física, quanto menor a distância percorrida, maior a velocidade de resposta.

Muitos músicos profissionais estudam e treinam de modo que procuram deixar seus dedos mais próximos possíveis do local que vão tocar, e, por incrível que pareça, às pessoas com as mãos pequenas podem ter melhor adaptação quanto à postura das mãos, e isso a um longo prazo pode gerar uma velocidade muito bacana e uma pegada técnica bem legal na hora de tocar viola.

Viram que não existe desculpa para que você deixe de aprender tocar violão, basta ter força de vontade e estudar que todos conseguem aprender tocar viola sem nenhum problema.

Gostaram da nossa dica da semana? Eu espero que sim!

Não deixe de compartilhar com seus amigos esse post, tenho certeza de que assim como você gostou, eles também irão gostar, além de tirar qualquer dúvida a respeito desse assunto.

Não deixe de curtir nossa página do Facebook e continue buscando mais conteúdo em nosso blog que está cheio de assuntos interessantes a respeito de violão para você. Obrigado e bons estudos.

Veja também “QUANTO TEMPO DEMORA PARA APRENDER A TOCAR VIOLA?”.

6 comentários em “Dicas para Quem Quer Tocar Viola Mas Possui Dedos Curtos e Mãos Pequenas ”

  1. Boa noite, Daniel!
    Gostei das dicas. Quanto ao polegar esquerdo, temos que nos policiar o tempo todo. de fato vamos nos esquecendo e a mão vai virando.
    obrigado pelas dicas.

    Ismael Foratto.

  2. Bom dia Daniel ,obrigado pelas dicas e tambem pelos materias,ja faz 6 anos que tenho minha viola ,ja tentei varias vezes aprender tocar e acabei desistindo,ontem me escrevi no seu canal e estou gostando bastante ,fiz um proposito de fazer ao menos uma hora de aula por dia,e estou confiante que desta vez não vou desistir,porque estou vendo em voce um ótimo professor.

    1. Olá Jovelino!

      Obrigado, fico feliz em saber.
      Isso mesmo, tenha em mente sua meta e não deixe de estudar e praticar que logo, logo estará tocando.

      Bons estudos!

  3. Boa noite Daniel estou tentando aprender tocar viola já toco um pouco o violão mais tenho muita vontade de aprende viola vou tenta tá depois te falo como estou blz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

         


® 2024 Todos os Direitos reservados | Políticas de Privacidade | Termos de Uso | Políticas de Cookies
Rua Varzelândia 98 Candelária Cep: 31.510-310 – Belo Horizonte / Minas Gerais| (31) 98773-4251 | CNPJ: 17.826.509/0001-90