Hoje iremos falar um pouco a respeito do natal para você entender melhor o verdadeiro significado dele, além de mostrar uma música que você pode tocar no violão nas festas de fim de ano junto com sua família. Não deixe de conferir!
É muito importante lembrarmos que o natal é uma data comemorativa ao dia do nascimento de Jesus, um tipo de celebração que acontece a mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.
A palavra Natal refere-se ao nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu, como exemplo, a expressão “cidade Natal” que indica a cidade onde algum individuo nasce. Dessa forma, a palavra “Natal” significa “do nascimento”.
Mas, você conhece o verdadeiro significado do Natal?
Origem do Natal
Natal é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 (século IV) através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
O Natal não fazia parte das tradições cristã no início, pois a bíblia não fala o exato dia em que Jesus Cristo nasceu. Mas, o Natal começou a ser celebrado para substituir as festas pagãs da Saturnália, onde por tradição acontecia entre o dia 17 e 25 de dezembro.
A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
Entretanto, alguns estudiosos afirmam que Jesus teria nascido em abril, e que a data foi instituída pelo Imperador Romano Constantino para agradar os cristãos.
Na bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas, fala que Jesus nasce em Belém, em um estábulo. Um dos textos mais conhecido na bíblia que fala sobre o Natal foi escrito por Lucas, no capitulo 2 versículos de 1 a 1. Confira logo a baixo.
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia a casa e a linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
“Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
aos quais ele concede
o seu favor”.
Símbolos Natalinos
O Natal é recheado de símbolos tradicionais como ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas. Entenda o significado de cada um deles.
1 – Árvores de Natal
Um dos símbolos mais popular do Natal é a arvore, que muitas das vezes é representada por um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal.
O formato triangular dos pinheiros, representariam a Santíssima Trindade e o costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo.
Atualmente você pode escolher árvores naturais ou artificiais, sendo que essa última se encontra a venda em cores variadas.
2 – Papai Noel
O papai Noel foi inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, onde ele é responsável por trazer presentes para as crianças no Natal que tiveram um bom comportamento, segundo a tradição.
3 – Estrela de Natal
Segundo o relato do evangelho de Mateus na bíblia, fala que houve uma estrela que guiou o Três Reis Magos, até o local do nascimento de Jesus.
4 – Presentes de Natal
Os magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antiga.
5 – Velas de Natal
Tanto as velas como as outras iluminações de Natal simbolizam Jesus, que afirmou ser “a luz do mundo”.
6 – Presépio
A palavra presépio na língua portuguesa refere-se ao local onde se recolhe o gado ou o estábulo. E ele também é uma referência cristã que remete ao local exato onde nasceu Jesus Cristo em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.
7 – Guirlandas
As guirlandas são usadas especialmente na época do Natal para decorar as portas das casas, uma espécie de ornamento feito de flores e frutas ou ramagens entrelaçadas.
8 – Ceia de Natal
É o momento onde envolve muitas tradições populares, onde ocorre a reunião de família, e normalmente é servido um peru, o prato mais tradicional das ceias natalícias, acompanhado de rabanadas.
Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.
Desejamos a você um Natal especial, cercado de familiares e amigos, e um Ano Novo muito próspero! Que esta energia positiva se mantenha durante todo o ano em nossas vidas. Agradecemos pela oportunidade de fazer parte da sua caminhada e esperamos que continuemos compartilhando grandes momentos e conquistas!
Um ano novo cheio de música!
São os votos de
Daniel Darezzo e Equipe