Os arpejos enriquecem a maneira de tocar e a sonoridade por serem mais melódicos e harmoniosos, sem contar que são grandes aliados na arte de improvisos e ponteados. Por isso, hoje vamos estudar e treinar os arpejos. Confira!
Como vimos nas postagens sobre “O Segredo dos Ponteados”, o grande segredo dos ponteados é o estudo minucioso das escalas duetadas, onde os dedos devem ser posicionados corretamente e tocados com precisão. Por isso é essencial estudar e praticar as escalas duetadas.
Para treinar as escalas duetadas é necessário treinar a mão direita para tocar com mais técnica. E os arpejos são uma excelente ferramenta. Por isso, vamos estudar e treinar os arpejos para que posteriormente possamos realizar exercícios das escalas duetadas utilizando os arpejos na mão direita.
O arpejo é uma ferramenta muito importante na improvisação e composição, possibilitando saber onde estão às notas do acorde numa escala e vice-versa. Também são conhecidos por outros nomes na linguagem da viola caipira como: Moedão, Pedaleiras, P P I P, etc. Saiba mais em “O QUE SÃO ARPEJOS”.
Representação dos Arpejos
Vamos estudar umas das formas de representação dos arpejos da seguinte maneira:
-
Os números dentro dos círculos representam os pares de cordas, lembrando que eles são contados de baixo para cima;
-
As letras em cima dos círculos representam os dedos da mão direita.
Assim como nos ritmos o ciclo vai se repetindo formando um compasso.
Treinando os Arpejos
-
Inicialmente treine os arpejos acima com os pares soltos realizando um toque por segundo até que a mão direita se adapte com a mecânica de execução do arpejo.
-
Com o passar do tempo, quando os dedos da mão direita já tiverem adquirido técnica, aumente a velocidade até meio segundo por toque ou até mais rápido.
Quando sua mão direita estiver tocando os arpejos de forma natural, ou seja, sem precisar ficar contando, com as cordas soltas, será o momento de utilizar as escalas duetadas em conjunto com o arpejo.
Dicas
-
Procure não apoiar os dedos no tampo da viola durante os arpejos, pois isto se torna um vício muito difícil de ser corrigido, além de limitar muito o desenvolvimento e a técnica.
-
O tampo da viola é feito para vibrar e se você apoiar os dedos sobre eles estará prejudicando essa vibração.
-
A velocidade vem com o tempo e, logicamente, os arpejos são bonitos quando tocados de maneira mais vibrante. Porém, não se esqueça de que o segredo é treinar, treinar e treinar!
-
Não fique preso somente a estes exercícios e teorias. Procure ampliar seus horizontes musicais.
Comments
Da hr , gostei muito das dicas