O som da viola caipira é um som metálico nostálgico, um som que dá saudade. Porém alguns fatores podem modificar a sonoridade da viola caipira, portanto, é interessante saber tais fatores, principalmente na hora que for comprar sua viola. Confira!
Sabe-se que a viola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses oriundos de diversas regiões, principalmente do norte de Portugal, e a partir do litoral brasileiro, as violas foram seguindo rumo ao interior e se espalhando por todo o país.
Assim, a viola caipira é um instrumento com forte identificação com a cultura caipira e com sua sonoridade, sendo um dos instrumentos que melhor exemplifica a música regionalista brasileira.
Sua sonoridade carrega harmônicos que proporcionam um brilho muito característico da música sertaneja. Em um repertório regionalista percebemos elementos que nos remetem a vida bucólica e a serenidade do campo. Já na música tradicional rancheira, a viola tem papel principal na estética e na composição visual desse estilo e os solos ‘ponteados’ dos violeiros é o grande charme da moda de viola.
As músicas caipiras tocadas com viola são conhecidas como modas de violas, entretanto alguns fatores podem interferir na sonoridade da viola caipira. Veja abaixo.
Sonoridades da Viola Caipira
1 – Tamanho da Viola: O tamanho da viola interfere diretamente no tipo de sonoridade, bem como na posição de portar o instrumento para tocar. Existem vários tamanhos e sonoridades de violas, mas vamos destacar três delas:
1ª- Viola Ponteio, da Rozini: De tamanho pequeno, a viola possui um corpo menor e tem um som mais agudo.
Sua sonoridade lembra as violas em Mi em gravações antigas, como Tonico e Tinoco.
2ª- Viola Cinturada: De tamanho médio, seu som é próximo às antigas Del Vecchio.
Sua sonoridade é a mesma que Almir Sater adorava usar em suas gravações.
3ª- Viola Clássica: De tamanho grande, a viola clássica é maior e possui mais volume, especialmente nos graves.
Sua sonoridade lembra o som de Tião Carreiro.
Neste caso, se você tem algum artista que admira e gostaria que o som da sua viola fosse parecido, então não deixe de escolher o tamanho certo do seu instrumento. Mas, se ainda não tem ideia do tipo de sonoridade que deseja, o mais indicado é experimentar e tocar o instrumento antes de comprá-lo, para que você possa se identificar com ele e estudar com entusiasmo.
2 – Afinação: Existem inúmeras afinações de viola, entretanto duas são mais comuns: Cebolão e Rio Abaixo.
A afinação cebolão é a mais comum de todas, encontrada em quase todas as regiões do país, sendo comumente possível encontrar instrumentos para comprar basicamente afinados em duas versões dessa afinação: Cebolão Ré e Cebolão Mi.
A diferença entre elas é que na afinação em cebolão em Mi as cordas ficam com uma tensão mais alta, tornando-a mais dura para ser tocada, fazendo com que soe mais grave, mais forte e encorpada, emitindo um som mais alto e a viola “grita” mais. Já na afinação em Cebolão em Ré, a viola fica com um toque mais suave, mais macia e soa mais brilhante, porém o volume do som é um pouco menor.
Ouça abaixo a diferença das afinações com a música de Cacique e Pajé que está em Mi, e Pagode em Brasília com Tião Carreiro e Pardinho com a viola afinada em Ré.
Cacique e Pajé com a viola afinada em Mi
Tião Carreiro e Pardinho com a viola afinada em Ré
3 – Material: Uma das coisas que mais influência na sonoridade da viola é a qualidade do material, nesse caso a madeira.
São utilizadas madeiras diferentes para determinadas partes do instrumento que influenciam e compõem o seu som final. O instrumento pode ser de madeira totalmente maciça, de tampo maciço e laterais e fundo de compensado ou totalmente de compensado. Tal combinação deve produzir um som de qualidade e ter um bom apelo visual.
Basicamente, entre os tipos de madeiras mais utilizadas na fabricação de instrumentos musicais destacam-se:
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Hardwood: É considerada uma madeira dura. São melhores para refletir o som acarretando uma maior projeção sonora para o instrumento. Madeiras mais pesadas e mais densas, em questão de timbre, produzem mais sustain, ataque mais potente, porém possuem um volume menor.
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Softwood: É considerada uma madeira mais macia. São melhores para absorver o som. Madeiras mais macia e menos densas, em questão de timbre, produzem mais volume, menos ataque e menos sustain. São bastante utilizadas por serem mais simples de ser cortadas, trabalhadas e esculpidas, além do que, dependendo do resultado de timbre que se busca alcançar, a utilização de uma madeira macia pode ser a ideal para um determinado tipo de instrumento. Geram um menor custo de produção e consequentemente os instrumentos feitos com esse tipo de madeira são mais baratos.