Ritmo Querumana

A querumana é um dos ritmos mais simples, sendo utilizado em muitas músicas sertanejas como Meu Reino Encantando, Jeitão do Jeca, O Poder do Criador, etc. Então, conheça um pouco mais sobre o ritmo querumana e aprenda a tocá-lo. Confira!

Ritmo Querumana

O ritmo querumana possui uma execução extremamente simples por se tratar de movimentos de sobe e desce, não requerendo muita técnica e detalhes descritivos.

 

ritmo querumana viola

Embora o ritmo seja relativamente fácil, a troca de acordes no tempo certo pode ser um pouco mais complicada, mas nada que um pouco de treino não resolva.

Treine os movimentos até assimilar à mecânica dos movimentos, porém, tenha atenção ao abafar de forma suave as cordas e para que nenhuma emita som.

 História do Ritmo Querumana

A querumana é um ritmo muito tradicional, que tem suas origens em uma dança chamada “quero-mana”, derivada do fandango que é um estilo espanhol de música e dança com uma variedade de forma que são definidos pela região específica de origem, ritmo e humor. É muito popular entre os gaúchos, paranaenses e paulistas.

Na dança, a música é executada em instrumentos de corda, como rabeca, violão, viola e, mais recentemente, cavaquinho e banjo, e os cantos a duas vozes são “tirados”” pelos violeiros, que reproduzem versos tradicionais ou improvisam letras circunstanciais.

Entretanto esse ritmo querumana não é muito conhecido na viola caipira e pouco se sabe sobre sua história com esse instrumento, mas está presente num dos maiores sucessos da música caipira dos últimos anos: “Meu Reino Encantado”. Este ritmo também está presente na música “Encantos da Natureza”, dos nossos saudosos Tião Carreiro e Pardinho.

A querumana é utilizada normalmente na música caipira com várias temáticas, tal qual a bucólica (exaltação à natureza), saudosista, romântica ou o dia-a-dia do caipira.

Veja também “DIFERENÇA ENTRE SERTANEJO RAIZ E SERTANEJO UNIVERSITÁRIO”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *