Você que já tentou tocar viola alguma vez e por algum motivo desistiu no meio do caminho, entenda agora os erros que podem ter te causado isso e veja se é possível resolver, confira!
Os erros mais cometidos que fazem as pessoas desistirem de tocar viola é algo que pode ser resolvido no inicio de seu aprendizado com uma boa orientação. E agora iremos apresentar os erros mais comuns que fazem muitas pessoas desistirem de tocar viola, e como resolvê-los de uma vez por todas, vamos lá.
Confira agora os 7 erros que podem fazer com que você desista de tocar viola e aprenda resolvê-los.
O Que Pode Te Levar a Desistir de Tocar Viola
1º – Não Acertar os Ritmos e Batidas
Entender como funciona as batidas e ritmos na viola para os iniciantes são um desafio, pois ela não se trata apenas de uma sequência de movimento para baixo e para cima, mas sim uma sequência de sons com uma durabilidade de acordo com uma marcação de compasso e considerando a força e timbre de cada toque que será consequente da técnica utilizada.
Por isso, você precisa entender a marcação de tempo da música. Sempre que for fazer uma batida, faça no tempo correto.
A melhor forma de pegar o ritmo e batida é entendê-los antes de começar a tocar e cantar. Depois que já tiver pego a batida apenas cantando, comece a fazer isso tocando, com isso aos poucos você irá melhorar a forma de pegar as batidas e ritmos das músicas que deseja.
2º – Não Acertar as Trocas de Acordes
A troca de acordes é algo que se você está com dificuldade, apenas o tempo e o treino correto vão fazer com que você comece a acertá-los.
A melhor forma de você fazer os acordes, primeiramente, é fazê-los de forma correta. Começando dessa forma e com treinos periódicos a velocidade vem vindo com tempo de prática.
Tenha certeza que, se a partir de hoje você treinar todos os dias da maneira correta, daqui a duas semanas você estará muito melhor do que está agora.
3º – Não Acertar as Pestanas
As pestanas são algo que deixa os iniciantes um pouco com medo por causa de sua complexidade, causando a impressão de ser algo que nunca vai dar certo.
A melhor forma de concertar isso é continuar tocando e melhorar sua postura para que tenha mais força na mão na hora que tiver que executar a pestana.
4º- Demora para Conseguir Tocar as Primeiras Músicas
Tocar a primeira música na viola depende mais do método que você está utilizando do que sua facilidade de aprendizado.
Tocar a primeira música é algo que qualquer pessoa consegue, pois, a música é racional apesar de sensitiva, por isso o conselho é buscar um curso para iniciantes do viola que possa te fornecer essas dicas, para que rapidinho você possa tocar a sua primeira música.
5º – Achar que Não Tem Dom ou Talento
Aprender viola é mais fácil para quem tem um dom natural, porém como dito no 4º exemplo, a música é algo racional e lógica. Sendo assim, com os estudos corretos qualquer pessoa é capaz de conseguir tocar facilmente da maneia correta.
Talvez a culpa de você não conseguir progredir na viola, não é a “falta de talento” e sim de um bom método de estudo para ajudar no seu progresso.
Todas as pessoas que entraram no Instituto Musical Darezzo, mesmo sem nunca ter pegado na viola aprenderam a tocar em menos de um mês. Dê uma conferida no nosso curso acessando Curso de Viola Caipira para Iniciantes, às vezes pode ser algo que possa ajudar no seu aprendizado.
Mas lembre-se que seu progresso e o nível que deseja atingir vão depender da continuidade do treino correto com métodos certos.
6º – Falta de Organização e Estudos
Aquelas pessoas que se recursam a buscar um bom curso para aprender algo já organizado e que ficam tentando achar conteúdos aleatórios na internet a respeito de sua dificuldade, está fazendo de forma errada.
Muitas das vezes acabam não achando o conteúdo que busca ou quando acham não consegue se adaptar por causa de uma má explicação ou qualidade de vídeo.
Repare que a maioria das pessoas que tentam aprender dessa forma não progride há anos porque não focam em uma metodologia de progresso.Então se você está nessa situação, comece a se organizar a partir de agora, o objetivo é traçar uma meta e estudar para ela.