Muitos iniciantes da viola caipira querem tirar músicas de ouvido logo que começam seus estudos. Mas você sabe o que é tocar viola de ouvido? Para saber identificar os sons, os acordes, batidas e o ritmo… é preciso entender o que é e qual o processo eficaz para poder tirar músicas de ouvido. Então, continue lendo e saiba o que deve fazer e estudar para alcançar seus objetivos. Confira!
Em geral, tocar viola caipira de ouvido consiste em conseguir tocar uma música sem fazer uso de partitura ou qualquer outro tipo de notação musical. Ou seja, é poder pegar a viola e tocar uma música que deseja apenas ouvindo sua melodia ou quando consegue tocar quando alguém canta e pede que o violonista a acompanhe.
Assim, saber tocar viola de ouvido é saber a tonalidade da canção apenas ouvindo-a e conseguir tocá-la, independentemente do local que você esteja, sem depender de partitura, cifras ou pastinhas de músicas.
Normalmente, muitos que estão começando a aprender a tocar viola caipira querem logo aprender a tocar de ouvido, já outros ficam na dúvida se realmente precisam aprender. Afinal, saber tocar de ouvido parece ser algo trabalhoso, que exige estudo e dedicação.
Bem, se você deseja tocar em rodas de amigos, igrejas ou em bares e eventos, é interessante saber tocar de ouvido. Sempre tem alguém que pede para tocar alguma música e pode ser que seja uma que você não tenha na sua pastinha de músicas. Então, se não deseja passar vergonha, ou ser dependente de cifras e pastinhas de músicas, se quer ter mais autonomia para fazer seu próprio repertório e evoluir na viola, é importante aprender a tocar de ouvido.
Dessa forma, aprender a tocar de ouvido te dá mais liberdade, abre um leque maior de possibilidades na viola caipira, porém não é obrigatório aprender a tocar de ouvido. Cada um sabe o quanto quer evoluir no seu aprendizado de viola, qual o seu objetivo, o que deseja ao tocar. É importante ter isso em mente para não desanimar e desistir no meio do caminho.
Sabemos que tirar música de ouvido não é uma pratica simples. Mas separamos algumas dicas que iram te ajudar nessa missão.
Como Tirar Músicas de Ouvido?
1- Junte o Conhecimento com a Prática
Para tirar músicas de ouvido é preciso saber teoria, bem como ter prática no instrumento. Não é necessário aprender teoria massiva da viola, mas é importante entender que a teoria faz parte da construção desse conhecimento. Portanto, coloque em prática a teoria até que ela se interiorize e você passe a fazer de forma natural.
2 – Estude Escalas
As partes cantadas da música ou solos de algum instrumento são feitas a partir de uma sequência de notas chamada escala.
Existem diversas escalas. Comece aprendendo primeiramente as escalas maiores e menores. Quando conseguir identificar qual escala está sendo utilizada em uma música, você passa a ter 7 ou até 5 opções de notas, ao invés de 12 (quantidade de notas musicais), o que torna sua busca por aquela nota específica mais fácil.
3 – Entenda Sobre Campo Harmônico
O campo harmônico é uma sequência de 7 acordes formada a partir da tonalidade da música.
Existe grande variedade de acordes maiores, menores, diminutos, meio diminutos e aumentados, etc. Para facilitar, comece aprendendo os campos harmônicos maiores e menores. Será muito mais fácil encontrar um acorde.
4 – Escolha Músicas que Já Ouviu Muitas Vezes.
Quanto mais familiarizado com a música você estiver, mais fácil será conseguir reproduzir o som que você está ouvindo, pois se você não entender o que está sendo tocado não conseguirá reproduzir na viola caipira. Escute a música várias vezes até assimilar!
5 – Procure Padrões na Música.
As notas se combinam de maneira específica para formar uma escala ou um acorde, e os acordes se unem para formar progressões. Saber reconhecer um padrão de progressão de acordes o ajudará a antecipar mudanças à medida que ouve a música.
Normalmente, os padrões são bastante comuns em músicas populares, então, você deve ser capaz de reconhecer os mais usados quando os ouvir.
6 – Pratique Ouvir a Nota mais Grave do Acorde
A nota mais grave do acorde normalmente é tocada pelo contrabaixo. Depois de identificá-la como fundamental de um acorde, resta saber se ele é maior ou menor.
Qualquer pessoa pode aprender a tirar músicas de ouvido na viola, entretanto é preciso ter calma, pois o processo de desenvolver a percepção e evoluir no aprendizado da viola caipira leva tempo e é preciso bastante treino e dedicação. Mas não desista, pratique e corrija os erros que com certeza você conseguirá tirar qualquer música que desejar de ouvido.
Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.