É difícil encontrar materiais sobre viola e como aprender a tocar o instrumento, principalmente na internet, onde muitas vezes as informações são descentralizadas ou de fontes não muito confiáveis. Por isso, hoje vamos falar sobre o ensino da viola caipira e os materiais sobre esse instrumento. Confira!
A viola no Brasil era caracterizada como um símbolo cultural daquele que morava em sertões, o caipira, em que era passado os seus conhecimentos de uma geração para outra. Porém ao urbanizar-se ele trouxe também diversos elementos culturais à medida que era introduzida em novos lugares e sob novas condições socioculturais.
Conforme a viola ia se disseminando no país, os violeiros rebatizavam a viola com diversos nomes tais como: viola sertaneja, viola nordestina, de dez cordas e etc, além de inventar novas tradições que eram representadas pela criação de diversos gêneros e pelo rearranjo de diferentes elementos musicais.
Contudo o ensinamento da viola era feita de forma oral, tradicional e muito regional, entretanto, hoje o contexto musical da viola passa por intensas transformações, onde temos tocadores buscando legitimação musical em espaços antes não ocupados, temos tradição aliada a novos elementos musicais, desenvolvimento de segmentos e, principalmente, o ensino do instrumento em escolas musicais, além de programações culturais em diversas instituições em torno da viola, rompendo o padrão tradicional de ensino oral para o âmbito do espaço escolar.
Isso contribui para a projeção da viola caipira até mesmo em lugares que antes não tinham a prática do instrumento, surgindo novos músicos, desenvolvendo um segmento fonográfico, aumentando os repertórios e gêneros musicais.
Mas, a institucionalização do ensino da viola, ou seja, a mudança do ensino oral para o escrito, ainda é um processo muito recente, novo em muitos lugares, ainda que a prática de tocar viola nesses lugares seja antiga, sendo importante agregar tocadores e professores em torno da tradição de viola caipira e, consequentemente, na valorização de práticas ligadas a música sertaneja raiz.
Na região centro-sul do Brasil, na década de 1980, surgiu os primeiros cursos desse instrumento, envolvendo o processo de escolarização da viola caipira. Porém, como o ensino da viola anteriormente era somente oral e o processo de ensino com a escrita ainda é algo muito recente, torna-se difícil encontrar material sobre o assunto e até mesmo ensinando a tocar viola caipira. Na era digital em que vivemos, a viola caipira é sem dúvidas o instrumento mais difícil de encontrar material na internet.