Nomenclatura das Cordas de Viola

Você conhece o nome das cordas da viola caipira? Se não conhece, não se preocupe, pois hoje vamos falar sobre a nomenclatura das cordas de viola para você conhecer um pouco mais sobre esse fascinante instrumento, cheio de folclore, lendas, superstições e tradições.  Confira!

Atualmente, as cordas da viola caipira são comumente de aço, bronze, cobre, prata e níquel. O nome das cordas está ligado também à afinação da viola caipira, na qual existem vários tipos em diferentes regiões do país. Então, confira a nomenclatura das cordas da viola caipira!

 

Nomenclatura das Cordas de Viola

 

A viola caipira possui 10 cordas que formam 5 pares que são contados de baixo para cima. Na viola, ao montarmos um acorde pressionamos duas cordas ao mesmo tempo, ou seja, um par de cordas. Os pares soltos das cordas da viola caipira, ou seja, sem apertar as cordas para formar um acorde, possuem a seguinte nomenclatura:

 

Nome das cordas da viola

Nome das cordas da viola

A 1º Corda Mi (E) é denominada de Prima, provavelmente de origem do Latim primus que significa primeiro. Assim, temos a primeira e mais fina corda da viola. A 2º Corda Mi (E) é denominada de Contra-Prima.

A 3º Corda Si (B) é denominada de Requinta e a 4º Corda Si (B) de Contra- Requinta. O nome Requinta faz alusão a um tipo de viola bem pequena, além de ser um clarinete de som agudo.

A 5º Corda Sol Sustenido Grave (G#) é denominada de Turina e a 6º Corda Sol Sustenido Agudo (G#) de Contra- Turina. Curiosamente, na Índia, durante cerimoniais de cremação, é tocado um clarim de nome turi; e dizem os violeiros que a turina é a corda mais chorosa da viola.

A 7º Corda Mi Grave (E) é denominada de Toeira e a 8º Corda Mi Agudo (E) de Contra- Toeira.  O nome Toeira vem do verbo toar, ou seja, soar, dar o som forte.

A 9º Corda Si Grave (B) é denominada de Canotilho e a 10º Corda Si Agudo (B)  de Contra- Canotilho.  Canotilho: do italiano “canatiglia” e do latim cannetille, significa “o fio de ouro ou prata mais leve”.

 

nome-das-cordas-da-viola-2-gif

Para a afinação é utilizado exatamente às mesmas notas referentes a cada par de cordas soltas na viola. Assim, para a afinação Cebolão em Mi, que é a mais usual e que deixa o som da viola mais vibrante, teremos:

1º Par afinado em Mi (E)

2º Par afinado em Si (B)

3º Par afinado em Sol Sustenido (G#) a mais grossa, e Sol Sustenido (G#) Oitavado a mais fina;

4º Par afinado em Mi (E) a mais grossa, e Mi (E) oitavado a mais fina;

5º Par afinado em Si (B) a mais grossa, e Si (B) oitavado a mais fina.

Veja também “5 ACESSÓRIOS DE VIOLA IMPORTANTES PARA INICIANTES”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Comments

    1. Post
      Author
      danieldarezzo

      Olá Valdeci!

      Se estiver se referindo as cores das bolinhas dos encordoamentos, cada marca pode ter uma cor diferente para representar as notas. Não é padrão. Mas na embalagem sempre vem descrito qual cor se refere a qual nota da corda da viola.

  1. Johnny do Matto

    Por gentileza, estou me embrenhando pelo universo da Viola de 10, ganhei uma, gostaria de saber, os pares 1 e 2 (E e B) , as cordas são da mesma grossura? Não consegui achar diferença … Muito grato Abraço

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *