Mulheres Brasileiras e a Viola

Para celebrar esse dia tão especial, que para nós homens são tão queridas, amadas e desejadas, hoje vamos falar, em comemoração ao Dia da Mulher, sobre grandes mulheres que se destacaram no meio musical brasileiro, grandes violinistas que você não pode deixa de conferir. Vamos lá?!

Vou lhes apresentar aqui algumas mulheres que se destacaram no meio da viola caipira, cada uma com seu modo e personalidade, contribuíram e enriqueceram o panorama profissional e amador brasileiro.

 

Desde que se entende que violão é violão, a mulher está presente no meio de amantes e articuladores destes instrumento, que nos passa sinônimo de cultura brasileira. O mesmo acontece com a viola caipira, porém a viola é um instrumento mais visto como símbolo de interior, campo, roça, diferente do violão que é considerado mais um instrumento urbano.

Mas, não se vê falando muito a respeito de nossas gloriosas interpretes do violão clássico e da viola caipira, principalmente quando o assunto é viola caipira, neste caso o descaso pode ser ainda maior.

Infelizmente, para as mulheres ter um grande destaque nesse meio, parece que ela tem que atingir um nível virtuosíssimo, muitas das vezes maior que a própria arte provocada. Não só mulheres, mas também grandes interpretes artistas das cordas ficam de fora dessa “brincadeira”, no anonimato.

Dois agravantes para que as mulheres não apareçam tanto na cena violonista brasileiro: Primeiramente, o piano que era um instrumento visto pela maioria como instrumentos das mulheres, além de ser o instrumento mais representativo de nossa sociedade por muito tempo.  Já o segundo ponto, é aquela velha história de que o violão era o instrumento da boemia ou até mesmo vagabundagem e a viola caipira era considerada instrumento do homem do campo, cheio de crendices e superstições.

Mas, ainda bem que com o passar dos anos isso foi esquecido e vimos muito por aí, homens dominando a arte do piano e o violão e a viola sendo altamente respeitado, não somente como instrumentos de grande capacidade, mas também como autênticos veículos para ascensão humana.

Portanto, confira a história de algumas grandes violeiras que tiveram destaque no meio musical brasileiro. Confira!

Mulheres Brasileiras e a Viola

Helena Meirelles

A incrível violonista, porém já falecida em 2005 com seus 81 anos de idade, Helena. Nasceu no campo grande, no Mato Grosso do Sul e aprendeu tocar viola na fazenda Jararaca, ouvindo o avô, o tio e outros peões tocarem. Com apenas 9 anos de idade já tinha um dom incrível.

A garotinha tirava sons de cordas feitas com as linhas que afanava dos carretéis de sua mãe. Conviveu com índios caiapós. Teve 11 filhos de três casamentos diferentes, como foi parteira, Helena não teve ajuda com nascimento de seus filhos. Também foi lavadeira e benzedeira, tocava sua viola em vários bordeis e bares da vida. Mas teve seu reconhecimento internacional quando foi incluída entre as 100 melhores do mundo pela revista “Guitar Player”.

Helena teve seu destaque no artigo da revista ao lado de Jimi Hentrix, Eric Clepton, Keith Richards e B.B King.

E também teve sua história contada em filme, no Longa “Helena Meirelles, a Dama da Viola”.

 

 BRUNA VIOLABruna Viola

Bruna Villas Boas Camphorts nasceu em 25 de maio de 1993, rodeada de músicos. Como a viola é seu instrumento preferido, ela adotou seu sobrenome artístico como nome do instrumento. Por ter extrema importância na sua vida que, com apenas 11 anos de idade ganhou sua primeira viola, a jovem ingressou no universo musical, em uma apresentação de uma feira agropecuária.

Com 19 anos de idade teve que tomar uma dura decisão em sua vida: continuar com a música ou fazer faculdade veterinária. Já com sua agenda lotada de shows, Bruna resolveu trancar a faculdade e investir em sua carreira artística. Ela deixou sua cidade para viver em Campinas, onde o deslocamento para interior do país é mais fácil entre os shows realizados pelo país. No entanto, suas canções continuam tendo como tema  a vida na fazenda.

Em 2015 estréia seu álbum “Sem Fronteiras”, pela gravadora Universal Music, que contém a canção “Se Você Voltar”, com participação de César Menotti & Fabiano, que no ano seguinte entrou como trilha sonora da novela, “Velho Chico” da Rede Globo.

Seu primeiro DVD foi gravado no dia 2 de março de 2016, no Villa Country São Paulo. Com Paul Ralphes na direção musical, Marcelo Amiky na direção de vídeo, Fábio Delduque na cenografia, e o expert em iluminação Danny Nolan na direção de fotografia. Danny foi o Lighting Design das mais recentes turnês de Sting e Paul Simon. Contando também com a participação da dupla César Menotti & Fabiano no sucesso “Se você voltar”.

 Adriana Farias

Além de violonista e cantora da música popular brasileira, também apresentou o programa “Viola, Minha Viola”. Dedicada e envolvida com a cultura caipira, a cantora Adriana começou a tocar viola e violão com apenas 9 anos de idade.

Aos 11 anos gravou um compacto com o pseudônimo Hanayana, se apresentou em vários lugares como a sede de clubes e shows da cidade, inclusiva abrindo show de Nhá Barbina, ícone feminino do humor caipira.

Com 19 anos passou à atuar como backing – vocal, gravando junto com nomes de peso como: Fábio Junior, Vavá, Vanessa Camargo, Leandro e Leonardo, Raimundos, dentro outros.

Atuou na banda de Leandro e Leonardo durante 5 anos. Entre 1998 e 2015 Adriana foi convidada a integrar a banda Country Music Barra da Saia, em 1999 participou do show “Tempo”, com Leonardo, na qual no dueto interpretou a Guarânia “índia”. Música que fez parte do DVD do mesmo Show.

Quando estava no grupo Barra da Saia também fez um dueto com Hebe Camargo.

Já em 2016, a Cantora começa sua carreira solo, após 16 anos dedicado ao grupo Barra da Saia. Lança o CD “Beleza Rústica” um disco autoral.

Esse foi apenas algumas de muitas mulheres que foram exemplo no ramo da música brasileira, que quebraram barreiras, mostrando a verdadeira personalidade da mulher brasileira, que não existe limite e que nada é difícil, basta dedicarem e ter amor no que faz.

Esse artigo é dedicado ao Dia da Mulher (8/Março), Parabéns a Todas as Mulheres Brasileiras!!!

 

Veja também “VOCÊ SABE COMPRAR UMA VIOLA CAIPIRA?”.

Aproveite esse artigo e compartilhe com seus amigos e amigas, curta a nossa página no Facebook, deixe seu comentário, o que achou a respeito e continue pesquisando conteúdo em nosso Blog. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *