Quer melhorar seu desempenho na viola? Hoje vamos passar algumas dicas para você que deseja aprimorar ainda mais suas técnicas e métodos na viola. Tenho certeza que será bem útil, pois, são métodos usados por profissionais da viola para melhorar suas performasse constantemente. Então não deixe de conferir e aprofunde seus conhecimentos com essas dicas valiosas que fará você evoluir bastante. Vamos lá!
É muito importante você ter conhecimento dessas dicas, pois elas irão te ajudar o tempo todo. Basta aplicar no seu treinamento diário que você ficará ainda melhor cada vez que as práticas.
Além de aprimorar sua percepção musical, você vai melhorar também no ritmo das músicas, quais melhores acorde para usar em determinadas músicas, e muito mais.
Continue lendo e descubra como melhorar a forma de aprender viola.
Melhore a Forma de Aprender Viola
1 – Grave seu Som na Viola
Esse passo é muito interessante para você conseguir achar algum erro que possa está cometendo sem nem ao menos perceber. Às vezes quando está tocando, mesmo prestando bastante atenção, o ouvido pode deixar passar alguma coisinha que não saiu da forma correta, ou um erro que não conseguiu perceber.
Outra forma que ajuda muito também é tocar para outra pessoa que entende do assunto pedindo a ela opinião se há algo de errado, mas até ela também pode deixar passar batido alguma falha.
Então a melhor forma é gravar o som da sua viola. Você pode usar um gravador simples ou até mesmo gravar no seu celular para poder escutar tranquilamente e depois comparar com os sons de treinos originais, dessa forma será mais fácil de perceber onde cometeu algum erro, caso haja algum. Assim poderá saber onde deve melhorar.
Fazendo isso vai conseguir perceber trechos do seu som que estão sujos, acordes que estão mal montados, tempos de duração de acordes ruins, ritmos que precisam ser melhorados e etc.
2 – Toque Viola Acompanhando as Músicas Originais
Se você já estiver tocando uma música completa, provavelmente vai conseguir tocar acompanhando a música original, fazendo isso, terá um progresso bastante semelhante como se estivesse praticando em grupo.
É sempre bom a prática de tocar em grupos, bandas, pessoas em geral, esse é um conceito que mais te fará evoluir, principalmente se tocar junto com pessoas que sabem mais do que você.
3 – Foque nos Ritmos
As pessoas que tocam viola as vezes não conseguem acompanhar o ritmo da música que desejam aprender, então acabam sacrificando notas para que ainda fique no contexto da música. Mesmo sacrificando algumas notas ainda sim dá para tocar a música, porém, quando você toca ela perfeitamente fica muito melhor e com certeza mais parecido com a música original.
Para conseguir bons resultados preste bastante atenção nas pronúncias dos ritmos, para isso, faça uso do metrônomo nos treinos diariamente em tudo que for tocar.
Para aperfeiçoar essa melhora ainda mais é preciso prestar atenção nas acentuações (que são as partes tocadas com mais força), são essas partes que passam à dinâmica e o balanço de cada ritmo efetuado. Prestar atenção em cada tempo de duração das notas e acordes também faz parte da rítmica.
4 – Teste suas Técnicas na Viola
Existem diversos tipos de técnica na viola e, geralmente, quando estamos aprendemos tocar viola aprimoramos em uma que mais gostamos, mas para que não fique nas mesmices você deve testar técnicas além daquela que você já domina.
Se você toca uma música com uma batida feita com palheta, teste técnicas de mão com polegar e indicador, depois teste dedilhados, teste alterações nas batidas, slides nos acordes e etc. Quanto mais coisas novas aprender, aprimorar e colocar em prática até dominar, melhor você tocará violão.