Material das Cordas da Viola

No mercado existem diversas marcas de encordoamento e diferentes materiais que são utilizados para a fabricação de um jogo de cordas. A variedade de opções deixam muitos iniciantes na dúvida de qual usar. Por isso, hoje vamos falar sobre os materiais utilizados na fabricação das cordas, que é um importante elemento que faz com que a corda de viola tenha uma boa sonoridade. Confira!

As cordas da viola podem ser confeccionadas em diversos tipos de materiais. E esse “detalhe” muito importante pode fazer muita diferença, influenciando diretamente na qualidade do som, longevidade das cordas e timbre, podendo afetar o som produzido.

 

Material das Cordas da Viola

Vimos no post “As Cordas da Viola – Como são Fabricadas?”, que as cordas se dividem em duas partes chamadas de “núcleo ou alma” e “capa exterior ou revestimento”.  As cordas podem ser de fios simples ou revestidos com outras fibras trançadas ou enroladas em torno de um núcleo. Elas podem ser confeccionadas com diversos tipos de materiais, tais como: aço, bronze, cobre prateado, latão, níquel, entre outros.

As cordas podem ser de fios simples ou revestidos com outras fibras trançadas ou enroladas em torno de um núcleo. A maioria das cordas não é revestida, o que pode ocasionar que sujeiras dos dedos se acumulem nas cordas, prejudicando a vibração e o timbre.

Os materiais mais comumente encontrados no núcleo das cordas de viola é o aço.

As cordas de aço possuem, é claro, o núcleo de aço. Contando as cordas da viola de baixo para cima, você pode reparar que somente a segunda corda do terceiro par, a segunda corda do quarto par e a segunda corda do quinto par possuem o núcleo de aço revestidos com outro material que geralmente são: aço, bronze, cobre prateado, latão e níquel, e que as demais cordas são produzida apenas com um único fio de metal que normalmente é de aço.

No próximo post veremos os tipos de revestimentos para as cordas da viola. Não perca!

As cordas de aço têm um timbre estridente, metálico, produzem um som encorpado, agudo, vibrante, com volume e potência.  Esse tipo de corda proporciona solos encorpados e com volume mais alto, podendo ser executados com mais recursos como a dedeira.

É Sempre bom verificar as especificações na embalagem na hora de comprar um encordoamento novo.

Cuidados com as Cordas da Viola

Alguns cuidados são necessários pra que uma corda dure, tais como:

  • Lave as mãos antes de tocar, pois isso ajudará a evitar a oxidação das cordas.

  • É importante sempre passar um pano seco nas cordas, principalmente nas cordas sem revestimento, após o uso. O suor das nossas mãos é um poderoso oxidante e com o tempo vai deixando as cordas escuras e enfraquecidas.

  • Mantenha a embalagem da corda que usou pela última vez dentro da capa de sua viola para manter o controle do tipo de cordas que você está usando.

  • Procure manter sempre o seu instrumento guardado corretamente dentro da capa quando não estiver tocando.

    Veja também “MARCAS DE VIOLA CAIPIRA”.

    Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise  em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *