Hoje existem as mais variadas marcas de encordoamento no mercado. E a dúvida que muitos violeiros têm é de qual usar?! Por isso, hoje vamos falar sobre as marcas das cordas, que é outro elemento que faz com que a corda de viola tenha o som que você ouve, para te ajudar a escolher um encordoamento de qualidade para a sua viola. Confira!
Há quem goste ou desgoste de cada marca, mas isso fica a critério de cada um. O melhor é sempre testar. Sempre opte pelo bom senso ao escolher. Selecione um encordoamento pela qualidade e nunca somente pela marca. Quando acertar o encordoamento de seu gosto e o mais adequado para o seu estilo e instrumento, é preferível utilizar sempre a mesma marca e tensão, evitando futuras dores de cabeça com a sua viola.
Algumas Marcas de Encordoamentos para Viola
Giannini Cobra e Canário: Essa marca é reconhecida pelo equilíbrio de tensão e resistência a corrosão. Possui um som mais encorpado e com um brilho na medida, com ótima sustentação do som da nota e boa durabilidade.
D`addario (Viola Brasileira): Possui encordoamentos profissionais que estão entre os melhores do mundo e também linhas mais acessíveis e de alta qualidade. A marca foi especialmente desenvolvida para atender as necessidades dos violeiros, com boa maciez, afinação, durabilidade e brilho.
SG Sound Generation: É uma marca muito usada. As cordas passaram por uma reformulação técnica, desde o comprimento ideal até o diâmetro final, reavaliação das tensões e revestimentos, melhoria das matérias-primas, novas embalagens e novos invólucros, posicionando-as ao nível das grandes marcas internacionais, como uma das melhores marcas de encordoamentos musicais e com ótimo custo benefício. Possui bom brilho, boa pegada, sustentação do som da nota, afinação e durabilidade.
São Gonçalo: Também é uma marca muito usada. Fornecida pela mesma empresa da SG, as cordas São Gonçalo também passaram pelas mesmas reformulações técnicas das cordas SG. Possui bom timbre, boa flexibilidade, afinação, durabilidade e um bom custo beneficio.