Você já deve ter lido ou ouvido falar de arpejos e provavelmente não ficou muito certo do que realmente quer dizer isso. Se você não sabe o que são arpejos ou como fazê-los não se preocupe, você não está sozinho. Por isso, hoje vamos simplificar ao máximo isso para você com dicas para fazer arpejos na viola. Não perca!
Arpejo é um conceito universal que vale para todos os tipos de instrumentos e diz respeito a uma das formas em que se toca um acorde. Mas, o que é arpejo?
O que é Arpejo?
O arpejo é produzido quando as notas de um determinado acorde são tocadas de forma sucessiva, uma atrás da outra, ou seja, as notas são tocadas individualmente, uma de cada vez. Por exemplo, quando tocamos as notas do acorde de Dó maior separadamente, sequenciadas em ordem definida ou aleatória, tocando nota a nota, teremos um arpejo de Dó maior. Os arpejos podem ocorrer em quaisquer acordes, sejam eles maiores, menores, com sétima, aumentados, diminutos e etc. Todos eles podem ensejar que toquemos suas notas sucessivamente ao invés de simultaneamente.
Em um acorde: tocamos todas as notas que compõem o acorde ao mesmo tempo;
Em um arpejo: tocamos todas as notas que compõem o acorde uma de cada vez.
O arpejo pode ser simples ou composto:
Simples: Tocam-se apenas as três últimas notas do acorde.
Composto: Tocam-se todas as notas do acorde.
Comments
gostei muito mais gostaria de receber as escalas da viola afinada en cebolao re ,,, todas as escalas
Author
Olá Luzenite!
Peço por favor que clique em http://www.estudiodarezzo.com/pedidos e veja como solicitar aulas e materiais.