Dicas para Desenvolver Solo na Viola Caipira

Você já deve ter escutado muitos solos de viola nas músicas caipira, não é mesmo? Já ficou curioso de como deve ser fazer um solo tão bonito daquele ou até mesmo criar o seu próprio solo? Tudo  parece bem difícil.

Mas não é bem assim, tudo é questão de prática, até as pessoas que não tem nenhuma noção conseguem aprender tranquilamente. Por isso, hoje mostraremos cinco dicas para aprender como executar um solo na viola. Confira!

 

Para facilitar esse treinamento, você precisar entender o posicionamento das mãos e utilizar o metrônomo para desenvolver corretamente. Lembrando que para que essas dicas funcionem tem que colocar em prática diariamente até você se acostumar com o instrumento e não depender mais disso!

 

 O Que é Solo?

Escala DuetadaDe origem Italiana “Solo” quer dizer “sozinho”, “a sós”. Seu significado no dicionário brasileiro é: “Solo s.m. Trecho musical executado por uma só voz ou um só instrumento, com ou sem acompanhamento, num conjunto coral ou orquestral.”

Assim como o próprio significado já nos mostra, os solos são partes bem teóricas das músicas sendo a maioria composto baseado em escalas musicais fazendo as adaptações necessárias, por isso é bem importante estudar e praticar as escalas.

 

Dicas para Treinar Agilidade e Velocidade

arpejosDesça três notas, pule duas, volte três e assim por diante. Toque as notas 1-2-3, 2-3-4, depois 3-4-5, em uma sucessão rápida.

Esse treinamento vai te ajudar aumentar a velocidade e deixar as mãos mais ágeis, enquanto acrescentam variabilidade.

 

Dicas para Desenvolver Solo na Viola Caipira

Antes de tudo vamos olhar a postura e o posicionamento da viola no colo.  Para que fique de maneira confortável de treinar o solo é preciso manter o violão equilibrado na coxa e o cotovelo da mão que dedilha longe das cordas, perto da base da viola, de modo que possa usar seu punho para dedilhar.

Já a mão que faz os acordes deixe-a no braço da viola descansando na curva dos seus dedos em “V” criado pelo polegar e indicador.

Essa é a melhor forma para treinar e fazer os solos, pois se tiver de carregar a viola o tempo todo, não será cansativo nem desconfortável para suas mãos e dedos.

Portanto, deixe a viola descansar em seu colo firmando-a com seu cotovelo para garantir que possa mover a mão que dedilha sem que movimente a viola. Então, vamos nessa e confira as dicas abaixo.

 

TÉCNICA DE LIGADO OU LIGADURA

 1º. Para fazer os solos é fundamental saber as escalas musicais, pois os solos não são notas em escala aleatória, mas sim uma sucessão de intervalos de escalas que estão ordenados de forma precisa e melódica.  

2º. Estude a respeito das técnicas de solos, existem diversos efeitos que quando bem usados dão mais brilho a música. Para dar um toque especial você pode aprender arpejos, vibratos, harmônicos, bends, etc. É claro que não são todos os solos que exigem essas técnicas para soarem bonitos, mas quanto mais aprender mais poderá usar da sua criatividade para executar um solo.

3º. Depois de aprender os passos anteriores é hora de colocar em prática os solos. Agora vai depender do quanto você acostumou com a progressão dos acordes, fazendo talvez que você use apenas uma escala ou várias. Para os iniciantes é importe acostumar apenas com uma escala e depois que for se adaptando vai avançando para solos mais complexos.

4º. Busque solos com poucas notas para não se precipitar demais e achar difícil.  Para facilitar destaque-as bem para que você tenha para onde retornar sempre que for tocar mais rápido. As notas que colocam sobre ou após a mudança de acorde servirão como um guia para seu solo.

5º. Para executar qualquer tipo de solo tem que ter calma e fazê-lo da maneira mais agradável de ouvir. Então, não adianta você se precipitar tentando fazer um solo muito rápido sem soar as notas perfeitamente. Faça com calma, aprendendo com um solo mais lento, prestando a atenção em cada ligamento das notas uma com as outras sentindo a música. Não se afobe no treinamento para querer evoluir rápido, 20 minutos que seja de treinamento tranqüilo é melhor do que horas em um treino afobado.

Gostaram das dicas? Coloque em prática diariamente e você verá que em pouco tempo estará desenvolvendo essa técnica cada vez mais, e percebera que não era tão complicado quanto talvez você achasse que seria. E se você ainda que não começou, não perca mais tempo, assim como vários alunos já conseguiram você também irá!

Essa foi apenas umas de várias dicas que temos em nosso blog, confira os vídeos do Professor Daniel Darezzo, o passo a passo para te ajudar a aprender os solos, tenho certeza que vai ser bem interessante e você vai gostar.

Veja também “10 ACESSÓRIOS QUE TODO INICIANTE DE VIOLA PRECISA CONHECER”.

Não deixe de curtir a nossa página no Facebook, compartilhe com seus amigos que também querem aprender sobre o violão, deixe seu comentário e continue pesquisando conteúdo em nosso blog, que tem muita coisa que irá gostar. Bons estudos!

Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *