Os diagramas de acordes são ferramentas de notação musical, assim como as tablaturas e as cifras, que foram desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. Estas ferramentas são muito úteis para os iniciantes, pois são mais simples de ler. Portanto, hoje vamos entender mais sobre o diagrama de acordes. Não perca!
Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente, ou seja, ao pressionar três ou mais pares de cordas e tocá-las ao mesmo tempo, obterá um acorde.
Dessa forma, o diagrama de acordes é utilizado para representar de forma correta a colocação dos dedos da mão esquerda nos pares de cordas e nas casas para se tocar um acorde. Assim, o diagrama de acordes nada mais é que uma representação gráfica do braço da viola, assinalando as casas ou cordas que devem ser tocadas.
Diagramas de acordes não são difíceis de entender. A grade representa o braço da viola. As linhas verticais representam os trastes. As linhas horizontais representam as cordas. A linha horizontal mais grosas à cima representa o sexto par de cordas (mais espessa). A linha horizontal mais a baixo representa o primeiro par de cordas (mais fina).
Cada uma das bolinhas acima é numerada. Esses números mostram qual dedo deve ser usado na posição da bolinha.
1 – representa o indicador.
2 – anelar.
3 – médio.
4 – mindinho.
Comments
Qual a diferença dos acordes da viola afinada em cebolão MI e RÉ?
Author
Apenas 1 tom de diferença em qualquer arranjo ou tom que se executa