Dedilhado na Viola

Quer aprender os primeiros passos para dedilhar a viola, mas acha difícil? Saiba que tudo é questão de prática, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar começar a desenvolver o dedilhado na viola. Confira!

O nome dedilhado pode ser algo que cause medo por parecer complicado, mas verá que dedilhar acordes é relativamente fácil. Se você já sabe os acordes e sabe mudar entre eles, então você já pode aprender a dedilhar usando algumas batidas.  O dedilhado é um aspecto muito importante de aprender a tocar viola, ele requer um bom senso de ritmo, sincronismo, síncope (forma rítmica musical) e também muita versatilidade durante os movimentos.

 

 

Mas não se preocupe, com exercícios e alongamentos corretos, conseguir executar o dedilhado na viola não será difícil, basta seguir os treinos corretamente que aos poucos o seu progresso irá crescer consideravelmente.

Portanto, veja abaixo algumas dicas para aprender o dedilhado na viola, e para quem já sabe, aprimorar ainda mais seu conhecimento. Continue lendo e aprenda ainda mais.

Vamos lá!

Dedilhado na Viola

 

1 – Alongamento

A primeira coisa que se deve fazer antes de começar o treinamento de dedilhado é o alongamento, para evitar qualquer tipo de lesões ou dores indesejadas, pois o dedilhado é algo que exige um movimento com as mãos e dedos constantes, por isso é bom que estejam aquecidos para que não tenha nenhum tipo de problema.

Confira na imagem abaixo, alguns exercícios de alongamento que irá ajudar.

 

dedilhado no violão

 

2 – Segure na Viola Corretamente 

tocar violaÉ ideal que você esteja com a viola bem posicionada no seu colo, para conseguir fazer os movimentos de dedilhado da melhor forma. Portanto, mantenha a viola equilibrada sobre sua coxa, próximo do seu corpo se não tiver a “correia”, caso esteja na “correia” sinta a viola em seu peito.

Para aprender a dedilhar corretamente, você precisa manter o seu cotovelo da mão que dedilha longe das cordas, perto da base da viola, de modo que possa usar seu punho para dedilhar. Deixe o braço da viola descansar na curva da sua mão que está no braço da viola, no “V” criado pelo seu polegar e indicador.

Quando você tem que segurar o peso da viola com as mãos, fica difícil conseguir fazer os dedilhados, por isso é bom que ele esteja apoiado no seu colo ou ou caso esteja tocando em pé, use a correia para que o peso da viola fique no seu ombro, te dando mais liberdade de conseguir um melhor posicionamento das mãos e braços para dedilhar.

 

3 – Use o Dedal/Dedeira Corretamente

dedilhado na violaEm alguns casos, para algumas pessoas é mais fácil usar a dedeira do que somente as pontas dos dedos, mas isso também depende do que irá tocar, pois a variação entre os dedos e a dedeira depende do som que deseja tirar. Podemos tocar a viola com  dedeira ou dedos livres soltos.

O melhor jeito de usar a dedeira é com a palma da mão virada para o seu corpo, portanto, dobre todos os dedos na direção do centro da palma. Encaixe a dedeira no polegar e treine os movimentos corretos. Lembrando que os primeiros movimentos com a dedeira são bem desconfortáveis, mas o desconforto passa de acordo com a prática.

 

4 – Firmeza com a Viola

dedilhado na violaCada viola se “comporta” de maneira diferente, por isso é bom que você se familiarize com ela, para entender qual será a forma que precisa tocar as cordas, no caso com mais firmeza ou mais suave.

Caso o seu dedilhado esteja causando um som estranho nas cordas como se fosse um chocalho, pode ser que você não esteja pressionando corretamente as cordas na hora de fazer os acordes.

Assim, se seu dedilhado estiver soando seco ou com som de chocalho, provavelmente será o mal posicionamento dos dedos na hora de fazer os acodes, e o ideal é refazê-los e tentar novamente.

Este mesmo som pode acontecer se não pressionar as cordas com as pontas dos dedos.

 

5 – Experimente Dedilhar em Lugares Diferentes da Viola 

dedilhado na violaPratique dedilhar as cordas em lugares diferentes para ter uma noção do som que se cria. Dedilhar diretamente sobre o buraco de ressonância cria um som mais grave, estrondoso, ao passo que dedilhar próximo à ponte te dará um som mais agudo e metálico. Fazer esse tipo de teste é legal, pois você começa a conhecer mais as possibilidades que o instrumento pode te oferecer na hora de tocar.

Mas saiba que não existe um lugar certo para fazer os dedilhados na viola, esse tipo de coisa é só para você ter noção da diferença do som, e na hora que estiver tocando algo, escolha aquele lugar que soe o som que te agrade mais na hora de fazer os dedilhados.

 

6 – Use o Pulso 

dedilhado na violaO uso do movimento no pulso na hora de dedilhar é quase o que manda no processo. Por isso, manter um bom posicionamento dos braços na hora de dedilhar será mais fácil de fazer os movimentos dos pulsos, que é praticamente o “volante” que irá guiar seus dedos até a corda que deseja tocar.

Lembre-se que é ideal fazer um aquecimento antes de treinar os dedilhados, para você prevenir exatamente essas partes, que será muito importante na hora de fazer os dedilhados, ritmos e dentre muitas outras coisas na viola.

 

7- Padrão  Rítmico no Dedilhado 

dedilhado na violaO padrão rítmico mais básico no dedilhado é alternar o movimento da dedeira fazendo de baixo para cima em cada corda, baixo cima, baixo cima, baixo cima, baixo cima.

Faça esse exercício de maneira devagar, trocando os acordes com a mão esquerda, e dedilhando com a mão direita (para canhotos faça ao contrário) todas as cordas que fazem parte do acorde. Se puder utilizar um metrônomo para marcar o tempo de velocidade será melhor ainda.

Ele irá ajudá-lo a manter o ritmo, daí verá que com o tempo de treinamento sua velocidade na hora de dedilhar irá melhorar cada vez mais.

E essas foram algumas dicas para te ajudar a fazer o treinamento de dedilhado, podem ver que não é nada complicado com os treinos corretos, basta seguir passo a passo de acordo com sua capacidade, que quando menos esperar já vai esta fera no dedilhado de viola. 

Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Obrigado e bons estudos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *