Curso de Viola Caipira – Espessura das Cordas da Viola

Na hora de trocar as cordas da viola, sempre surge àquela dúvida: Qual encordoamento comprar? Se a marca x ou a marca y é melhor, se podemos trocar a espessura das cordas e qual calibre usar. Muitas vezes acabamos comprando aquele que tem o melhor preço, por indicação de amigos ou porque é de uma marca famosa. Para que não tenha dúvidas na hora de comprar seu encordoamento novo, separamos algumas dicas para você entender um pouco mais sobre as espessuras das cordas da viola.

Várias são as dúvidas que surgem nesse momento e para escolher o melhor encordoamento devemos fazer um estudo básico sobre a espessura das cordas, chamadas tensão. É essencial escolher as cordas que melhor se adaptam ao seu instrumento, devendo a espessura das cordas sempre ser levada em consideração, pois afeta a tocabilidade e pode afetar a regulagem do tensor. Quando dizemos que um encordoamento de viola é 0.09, por exemplo, significa que a corda mais fina do jogo possui esta espessura. Lembrando que, não existe uma regra específica para a escolha, pois dependerá muito do tipo da viola que utiliza e de como você toca.

 

curso de viola caipira

Calibres mais Finos

Os encordoamentos com espessuras de 0.09 e 0.10, por exemplo, normalmente são mais flexíveis facilitando a execução das técnicas, não é necessária muita força para apertá-las e executar os acordes, proporcionando um timbre mais versátil. Porém, geralmente esses encordoamentos são menos resistentes o que fará que arrebentem mais rápido ou podem ter um timbre menos encorpado.

São mais utilizadas para as afinações: Cebolão Mi, Rio Acima e Boiadeira.

Calibres mais Grossos

Os encordoamentos com espessura de 0.11, por exemplo, possuem um timbre bem característico, recheado de graves e bem encorpado. Porém, como as cordas são mais duras, esses encordoamentos geralmente dificultam ações como apertar as cordas, a utilização de algumas técnicas de viola e se o seu instrumento não for resistente pode empenar o braço da sua viola.

Evite usar encordoamentos com tensão inferior ou superior a da sua viola, para não ter problemas como desvantagens técnicas, sonoras, ou outras relacionadas a desempenho e também ao instrumento. Prefira sempre comprar encordoamentos da mesma tensão da sua viola! Se possível é aconselhável você levar a embalagem de seu encordoamento antigo.

São mais utilizadas para as afinações: Cebolão Ré, Natural, Rio Abaixo e Chitarina.

Tempo de Uso das Cordas

Se a sua viola parece ter perdido o som, os agudos e os baixos parecem abafados e as notas dos acordes tornaram sem brilho, saiba que já passou da hora de trocar as cordas da sua viola.  Dependendo da frequência com que o instrumento é usado, é aconselhável substituí-las de poucos em poucos meses. Nada de ficar seis meses a um ano com o mesmo encordoamento, principalmente para quem está aprendendo a tocar viola, pois as cordas velhas perdem a afinação, dificultando o desenvolvimento de um bom ouvido musical.

As cordas novas demoram cerca de dois a três dias de uso para ficarem amaciadas. E para prolongar um pouco mais o tempo de duração das cordas da viola, passe sempre uma flanela para retirar a sujeira, depois de tocar.

Marcas

Existem várias marcas hoje em dia, mas sempre opte pelo bom senso. Selecione um encordoamento pela qualidade e nunca somente pela marca. Escolha a melhor para a sua viola. Quando acertar o encordoamento de seu gosto e o mais adequado para o seu estilo e instrumento, é preferível utilizar sempre a mesma marca e tensão, evitando futuras dores de cabeça com a sua viola.

 

Veja também “Dicas para Compara uma Viola de Qualidade”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO, COMPARTILHE COM OS AMIGOS! CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

 

Comments

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
      danieldarezzo

      Olá amigo!
      Essa afinação é muito pouco usual. Infelizmente nunca usei esta afinação, portanto não sei exatamente quais são as notas… fico te devendo essa.
      Abraços

  1. odilon paschoal

    as dicas foi muito bom,gostei,sou um aprendista de viola,mais gosto muito de saber como faço para obter um bom som na viola,mais vou sempre procurar as dicas igual esta que acabei de ver na net,obrigado mesmo,agradeço de coração,abraços.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *