Talvez um dos medos que as pessoas têm de começar a aprender viola é quando se deparam com aquelas folhas cheia de escritas e símbolos. Quem não conhece não consegue entender nada, mas não é bem assim, pode ficar tranqüilo que são coisas bem fáceis de aprender. Vamos mostrar aqui pra você como ler tablaturas da violaão, você vai gostar!
Como Ler Tablatura na Viola
A escrita por tablatura na viola é constituída por várias linhas na horizontal uma abaixo da outra, porém, a quantidade de linhas vai depender do tipo do instrumento que irá usar.
O par de cordas mais grossas fica na parte de baixo, enquanto o par de cordas mais fino na parte de cima, as demais seguem na mesma ordem que o instrumento apresenta.
Para mostrar qual corda você tem que pressionar, coloca-se um número nela que também representa a casa da viola.
Com o exemplo da imagem acima fica melhor para entender a explicação.
Para mostrar qual corda você tem que pressionar, coloca-se um número nela que também representa a casa da viola.
Já quando aparecem outros números em seqüência quer dizer que você tem que tocá-los um após o outro.
Uma observação é que o número zero representa o par de corda solta, quer dizer que vai tocá-las sem pressionar as cordas.
Já quando os números aparecem um de cima do outro, quer dizer que devem ser tocados todos ao mesmo tempo, assim como também mostra na imagem acima.
De acordo com que consta na tablatura acima, você deverá pressionar todas essas casas nos seus respectivos pares de cordas e tocá-las ao mesmo tempo. Repare que essa é a forma de representar os acordes. No caso de tiver algum par de cordas vazio nesse momento, ela não deve ser tocada.
Repare no exemplo da imagem acima, que constituem com alguns acordes na parte de cima. Eles são para você ter uma referência do instrumento que está fazendo a base do solo, nesse casso, um instrumento executando o ritmo enquanto a viola toca o solo, seguindo as mesmas regras das músicas cifradas.
Viu como é simples a forma de você ler a tablatura, até para quem nunca pegou no instrumento dá para entender numa boa.
Mostramos o modo bem básico mesmo, porém, vamos mostrar agora algumas técnicas utilizadas para tocar cada nota, confira as técnicas e simbologias mais comuns.
Entendendo as Técnicas da Viola
Uma parte muito importante das técnicas de viola são as “Ligadura”, também chamadas de “Hammer-on” quando ascendentes e “Pull-Off” quando descendentes, e os Slides ou Arraste, que também podem ser ascendentes ou descendentes.
Essas técnicas estão presentes em praticamente todos os instrumentos com cordas, violão guitarras, baixo, mudando às vezes apenas o nome, porém, permanecendo com a mesma essência da técnica para aplicá-las. Essas técnicas são praticamente para mão esquerda, que por sua vez é a responsável pela fluidez e limpeza da execução, por isso e necessário bastante treino para ir aperfeiçoando as técnicas até seu perfeito domínio.
Hammer-On
Nessa técnica você vai utilizar apenas a mão esquerda para tocar a nota, consiste assim, em você martelar a corda numa respectiva casa, sem o auxilio da mão direita. Podendo ser representado pela letra “h” ao lado do número que mostra a casa a ser tocada, ou por uma linha que liga uma nota à outra:
Pull- Off
Essa técnica consiste em um deslizamento para baixo da corda que está sendo pressionada com os dedos da mão esquerda, também com o objetivo de tocar sem usar a mão direita, observe na imagem, é bem parecida com a técnica de hammer-on.
Slide ou Arraste
Consiste em você deslizar o dedo da mão esquerda pela horizontal, indo de uma casa para outra escorregando o dedo pelo traste e casas do instrumento até chegar ao destino. Sua notação é uma barra, tanto para ascendente e descendente e da mesma forma fazendo apenas movimento contrário.