As tablaturas são ferramentas de notação musical, desenvolvidas para simplificar a leitura de músicas nos instrumentos. É muito importante saber como ler tablatura, já que essa notação é extremamente utilizada, principalmente para fazer solos. Porém, a escrita na tablatura confunde e muitos os iniciantes. Portanto, hoje vamos entender mais sobre tablatura e como ler uma tablatura. Confira!
A tablatura é uma forma relativamente simples para representar e orientar as casas e as cordas onde os dedos do intérprete devem ser posicionados para tocar as notas. São muito utilizadas para representar o solo de qualquer música, entretanto é preciso saber a melodia da mesma, ou seja, o tempo de marcação, uma vez que a tablatura não possui sinais para marcação do tempo de duração de uma nota, sendo essa a grande diferença entre uma tablatura e uma partitura, onde cada figura tem um valor de tempo. Por isso, ouvir várias vezes o áudio da música auxilia muito na hora do estudo para fazer o solo ou tocar uma música, e também no momento de cantar.
Como Ler Tablatura?
As tablaturas são divididas em linhas horizontais, uma abaixo da outra, e cada linha representa uma corda do instrumento, dessa forma o número de linhas varia de acordo com o tipo de instrumento e a quantidade de cordas que ele possui.
Assim como no digrama de acordes, as linhas representam as cordas, porém na tablatura não há a separação dos trastes. Os pares de cordas são contados de cima para baixo, do par com as cordas finas (1º) para o par que tem uma corda fina e outra mais grossa (5º). As demais cordas seguem a mesma lógica que o instrumento apresenta.
Em cima de cada corda, coloca-se um número que representa a casa da viola que deve ser pressionados os pares de cordas pelos dedos da mão esquerda, sempre fazendo a leitura da esquerda para a direita. Observe abaixo:
O número zero representa o par de cordas solta, ou seja, sem pressionar nenhuma casa.
Quando os números aparecem uns em cima dos outros, alinhados entre eles, como mostra na figura acima, significa que eles devem ser tocados ao mesmo tempo. Assim, deve-se tocar o primeiro par preso na quarta casa e o segundo par preso na quinta casa simultaneamente. Em seguida deve prender o primeiro par na quinta casa e o segundo par na sétima casa, que devem também ser tocados ao mesmo tempo.
No caso da figura acima, não ocorre o alinhamento dos números, visto que os números aparecem em sequência. Assim, deve-se tocar uma nota após a outra, da esquerda para a direita. Como foi visto, o zero significa corda solta, ou seja, no exemplo acima se deve tocar o quinto par solto, em seguida prendê-lo na segunda casa e tocá-lo, depois na quarta casa, passando posteriormente para o quarto par de cordas na segunda casa, retomando para o quinto para de cordas na quarta casa e assim por diante.