Já pensou alguma vez em aprender tocar viola no conforto da sua casa? No horário que quiser? Então, para você saber como isso é possível, continue lendo e veja as dicas que separamos para você aprender a tocar viola sem sair de casa! Confira agora!
Tocar um instrumento mexe com várias áreas do nosso corpo e nosso cérebro, e é exatamente por isso que não é simplesmente sentar e tocar.
Existe a parte mecânica, onde aprendemos os movimentos, onde apertar cada nota, onde colocar os dedos nas cordas de forma correta, segurar a palheta ou dedilhar com fluência, por exemplo. Essa mecânica deve ser trabalhada de forma gradual, pensando no seu objetivo final, com exercícios progressivos e repertórios que tenham a ver com a técnica que está sendo trabalhada.
Por outro lado, existe também a parte de percepção, o pensamento musical, ou seja, compreender que quem faz a música é a sua cabeça e não os seus dedos. E que na hora em que seus dedos estiverem aptos a fazer tudo que a sua cabeça quiser e você conseguir traduzir o que está na sua mente para os seus dedos, aí sim você conseguirá executar músicas com sucesso.
Como Aprender a Tocar Viola Sem Sair de Casa
Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, aumenta o número de pessoas que buscam aprender a tocar viola sem sair de casa. Junto com esse avanço, vem também o aumento da pressa de se obter resultados, porém na música, essa pressa pode levar o aluno a se frustrar e desistir de aprender o instrumento.
Um dos maiores problemas de se aprender viola caipira sozinho é pular as etapas do aprendizado, o que não se deve fazer, mesmo que pareça algo simples e óbvio. O ideal é seguir o passo a passo à risca, sem pular etapas, para não ter nenhum tipo de dificuldade ou problema no seu aprendizado lá na frente.
Confira logo abaixo as dicas que separamos para te ajudar.
1 – Segure o Instrumento do Jeito Certo
Quando está aprendendo tocar viola é importante tomar muito cuidado com o jeito que segura o seu instrumento. Afinal, uma boa postura na viola vai fazer com que você evite dores nas costas ou na parte superior do corpo. Além disso, posicionar as mãos também é importante para tocar as notas corretamente e emitir um bom som na viola.
Portanto, reserve um tempo para se sentar adequadamente e relaxar a parte superior do corpo antes de começar a tocar.
Lembre-se que a viola deve estar bem posicionado, pois deixá-la inclinada pode lesionar os pulsos. Ao tocar em pé, use uma faixa ou correia para mantê-la bem firme sobre o corpo, com o topo da viola acima do peito.
2 – Nunca Desista
Um dos grandes obstáculos para o iniciante de viola caipira é o desanimo. E muitos desistem de pegar a viola por causa do efeito dessa palavra.
Sempre quando estamos aprendendo algo diferente e começamos a apresentar dificuldade, a vontade que dá é deixar de lado e desistir. Outro fator que contribui é a ansiedade em aprender algo novo, em querer aprender mais rápido.
Lembre-se que as dificuldades em certas ocasiões existem, é normal, mas não devemos deixá-la dominar e te fazer pensar que é incapaz. Tenha calma, paciência e estude o passo a passo no seu ritmo que você irá conseguir!
3 – Siga Apenas um Método
Siga uma metodologia, ao invés de sair catando conteúdos aleatórios pela internet, que não estão organizado de forma didática e que pode acabar te fazendo pular várias etapas do aprendizado de viola caipira, e não irão te ajudar a evoluir no instrumento.
Com um método passo a passo e didático, você verá que aprender a tocar viola no conforto da sua casa é possível, além de poupar tempo e te permitir aprender da maneira correta, sem nenhum problema.
4 – Seja Perseverante
Você não vai conseguir concluir todos os exercícios na primeira vez, e isso é normal!
Aceite o fato de que é impossível planejar tudo e dominar tudo rapidamente. Às vezes você comete erros, tem mais dificuldade em certa parte do aprendizado, porém isso faz parte dos estudos e leva tempo para aprimorar e evoluir.
Mas não desanime. Com estudo regular, seus esforços serão recompensados!