Aprender a tocar viola é algo que dói de verdade, afinal nos deparamos com calos, bolhas e dores nos dedos, até passarmos por um processo de calejamento e, assim, a dor diminuir ou sumir por completo. Se você estiver passando por esse problema, não se preocupe, pois separamos algumas dicas para te ajudar a aliviar as dores nos dedos. Confira!
Quando prendemos a tocar um instrumento de cordas, sentir dores nos dedos será algo completamente normal, e quanto mais duras e ásperas forem as cordas, mais elas vão causar dores, pois seus dedos não estão acostumados a apertar as cordas e a fazer certos movimentos, até causar aquilo que chamamos de calos.
Portanto, desenvolver calos nas pontas de seus dedos é um processo necessário para tocar viola, pois dessa forma você não sentirá mais dor nas pontas dos dedos. Nas violas caipiras, por exemplo, que utiliza cordas de aço, a dor é mais forte e os calos se formam mais rápido.
Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar passar por essas adaptações nos dedos, amenizando o incomodo.
Lembres-se que não existe nenhuma fórmula mágica para fazer com que seus dedos não doam no início, por isso o aconselhável é que você continue treinando na viola até que sua pele engrosse e não tenha mais estes problemas.
Vamos lá!
Como Aliviar as Dores dos Dedos ao Tocar Viola Caipira
1 – Altura das Cordas
A altura das cordas é algo que faz muita diferença, principalmente na hora que precisar fazer alguma nota, pois quanto mais alta as cordas estiverem do braço mais “força” terá que aplicar sobre elas para conseguir fazer soar o som.
O ideal é as cordas estarem em uma altura mais ou menos de 0,15 cm no primeiro frete e 0,5 cm no décimo segundo frete (marcação das casas no braço da viola).
A melhor forma para fazer isso é levar sua viola a alguma loja de instrumento ou luthier para que regule para você.
2 – Usar as Cordas Certas para sua Viola
As cordas vêm em diferentes diâmetros. Cordas mais finas são mais fáceis de tocar do que as médias e pesadas, que causarão menos dor nos dedos.
3 – Fortalecer os Dedos
Depois de algumas semanas tocando regularmente, você irá formar calos na ponta dos dedos e isso acabará com as dores. De fato, enquanto estiver tocando regularmente, manterá os calos e não precisará se preocupar mais com dores nos dedos.
A chave para criar calos é tocar todos os dias, mas não tocar muito. Se tentar tocar por muitas horas seguidas no primeiro dia, pode acabar ficando com bolhas em vez de calos. As bolhas e cortes farão com que seja quase impossível de se tocar e, devido a lenta cicatrização, você precisará ficar um tempo sem utilizar a sua viola.
Por isso, no início do aprendizado você tem que ir com calma para não se prejudicar e talvez até desistir de tocar. Esse processo é totalmente normal, basta não exagerar em querer aprender tocar rápido sem ter os dedos calejados, que tudo dará certo.
Mas fique atento! Quando você passa a estudar viola periodicamente, a tendência é que a pele da ponta dos seus dedos fique mais dura e isso fará com que você não tenha mais dores. Se você parar de tocar viola por um grande tempo a tendência é que a pele do seu dedo volte ao normal e quando você voltar a tocar novamente vai sentir dores até calejar os dedos novamente.
Dicas para Ajudar Calejar os Dedos Rapidamente
Passar álcool nas mãos, de duas a três vezes por dia. Esse procedimento ajudará a tirar a umidade de seus dedos e facilitará a formação dos calos.
Manter as mãos secas o máximo possível. A água é grande inimiga dos calos, pois ela amolece a pele e ajuda a desfazer os calos.
Esfregar os dedos em superfícies ásperas. Tome cuidado com essa prática, lembre-se que as superfícies devem estar devidamente limpas.
Treinar diariamente. Treinar todos os dias, além de ser essencial, é a melhor maneira de criar calos. Treine pelo menos 30 minutos por dia, isso também ajudará a manter os calos.
Nunca Faça Isso!!!!
Algumas pessoas acabam criando idéias loucas achando que darão certo para aliviar as dores ou criar calos mais rápido, mas no final das contas está se prejudicando completamente. Portanto:
-
Não mergulhe a ponta dos dedos em aguarrás ou supercola para deixar a pele mais dura. Eles são materiais químicos perigosos e você não deve expor-se intencionalmente a eles.
-
Tome cuidado que a dor nos dedos pode fazer com que você tente evitar algumas partes da ponta dos dedos, e isso pode atrapalhar sua forma de tocar. É difícil quebrar maus hábitos de posicionamento de mão e punho, e esses hábitos podem eventualmente levar a pessoa a ter a Síndrome do túnel do carpo.