Dúvidas em como escolher uma viola para comprar? Para aprender a tocar um instrumento é necessário dedicação, força de vontade e um bom material de apoio. E o momento de comprar um instrumento sempre gera muitas dúvidas. O que fazer para não errar na hora de comprar minha primeira viola?
O primeiro instrumento musical é inesquecível. E para garantir uma boa experiência separamos algumas dicas das características do instrumento que devem ser observadas na hora de comprar sua viola. Afinal, não é só porque você está começando a aprender a tocar que não pode comprar uma viola de qualidade, com bom timbre, boa qualidade de som e uma boa madeira.
Modelos e Marcas
A viola não precisa necessariamente ser das melhores marcas encontradas atualmente no mercado, mas é preciso que tenha uma sonoridade agradável aos ouvidos de um bom artista e que seja um instrumento musical de qualidade, pois evitará problemas futuro que possam influenciar nos seus estudos.
O modelo deverá ser definido de acordo com as suas características e um especialista poderá te ajudar a encontrar o mais adequado. Existem três modelos de viola que são mais conhecidos:
Cinturada: Viola tradicional, pequena e com um corpo um pouco mais alongado. Esse tipo de viola dá mais volume aos sons agudos.
Clássica: A viola clássica possui uma distância maior entre os pares de corda, quando comparada a viola cinturada e seu formato é mais parecido com a de um violão. Esse tipo de viola valoriza os sons médios.
Dinâmica ou Ressonadora: A viola dinâmica possui um ressonador em cones que distribui a saída do som por várias bocas. Esse tipo de viola possui um sistema que reproduz um som amplificado e é uma boa sugestão para quem procura um som diferenciado. É muito utilizada por repentistas.
Qualidade da Madeira
O corpo da viola é feito com madeiras separadas que podem ser de diferentes tipos que são posteriormente coladas formando o corpo da viola. Os diferentes tipos de madeira utilizados também variam os diversos preços da viola. O corpo da viola possui três partes: fundo, lateral e tampo.
A qualidade sonora de uma viola se deve principalmente a madeira da qual ele é feita. Uma boa madeira dá a viola maior volume de som, mais definição e sustento das notas. Portanto é importante saber qual o tipo de madeira utilizada na viola, entre as principais estão: Spruce, Mogno, Jacarandá, Cedro-Rosa, Imbuia, Ébano, Maple e Agathis. No entanto, para todos os tipos de madeira você deve conferir no momento da compra o timbre da viola, se possível leve um profissional ou um amigo que entenda sobre timbres e som para te ajudar a escolher.
Braço da Viola
Veja se o braço está reto, utilizando o padrão de mira da direção do “corpo para a mão”. Você deve perceber se o braço está reto e neste caso são aceitáveis variações mínimas.
Cavalete
Você deve observar se o cavalete está bem firme e não está com sinais de deformação ou reforma.
Trastes
Verifique se não estão muito gastos, pois devem estar com o acabamento bem feito para não machucar o dedo de quem toca, bem como devem estar alinhados sem deformação em relação à pestana para uma boa afinação da viola e para um bom desenvolvimento técnico.
Tarraxas
Verificar se funcionam perfeitamente sem folgas ou ruídos.
Afinação
O fato de a madeira estar torta ou não vai impactar em questões de afinação e técnica, por isso é muito importante conferir a afinação do instrumento (com ajuda de um profissional) e ouvir atentamente sua sonoridade, mesmo que com cordas velhas. A intenção é perceber se não há chiados na madeira (estrutura) do instrumento.
Cordas
Veja se a distância das cordas até o braço da viola não está muito grande, pois se as cordas estiverem muito altas você poderá sentir um desconforto para tocá-las.
Viola Elétrica
É importante que a viola tenha um bom sistema de captação, portanto você deve ligar a viola a um amplificador e testar cada botão para verificar se o funcionamento corresponde ao seu gosto.
É possível comprar uma viola mais em conta e de boa qualidade para iniciar seus estudos. A VIOLA em geral tem características similares ao violão e seu ouvido e gosto musical definirá o melhor timbre do instrumento. Saiba apreciar o bom som e neste primeiro momento, dentro do bom senso, confie em seu coração.
Siga as dicas na horar de comprar sua viola e escolha aquela que mais encaixa no seu perfil.
Comments
eu to indeciso qual a melhor viola classica ou cinturada
Author
Olá João! Na Viola cinturada o som é mais agudo, já na clássica o som é mais cheio.
jose colares
Sou apaixonado por moda de viola, gostaria de comprar uma com som bem original e macia, falam muito da Rozine. Como me decidir
e saber o melhor preço e qualidade. Obrigado amigo pela dica
Author
Você deve no primeiro momento seguir o coração e logo apos a compra levar a viola a um luthier para regular
acesse aqui
ola amigo, estou tocando viola ja tem 2 anos e gostaria de experimentar um outro modelo. atualmente tenho uma cinturada presença brasil da rozini e estou interessado em uma viola com o som mais incorpado. neste momento estou em duvida entre o modelo tião carreiro e a serie concertista da rozini. vc conhece essa serie? tem uma em nogueira e outra em jacarandá. saberia me dizer qual a maior diferença entre as madeiras?
Author
Olá Bruno! Cada pessoa sente um “som”. É anatômico e a dica certa é: “vai na loja e teste cada uma delas”, veja o que sente em cada uma, pois isso depende muito de cada pessoa. Aproveite antes de comprar para fazer o test drive, te ajudará muito a decidir. vlw amigo
Cara, eu sou de São Paulo capital, mas amo viola desde o dia em que ouvi o som, porém o que me mata é se eu toco como canhoto, que é a minha base original, ou se me adapto a destra, qual seria a melhor opção amigo,?
Author
Olá Rainer!
A melhor opção é tocar da maneira que sente mais confortável. Simples assim.
Você precisa testar e ver qual é melhor para você.