Aprenda a Tocar Telefone Mudo

Quem nunca se pegou cantarolando os versos de “Telefone Mudo”? Talvez você até não associe a música ao título, mas é fato que “Eu quero que risque o meu nome da sua agenda/Esqueça o meu telefone, não me ligue mais…” faz parte da trilha sonora da nova geração que curte sertanejo, tanto quanto dos antigos admiradores. Portanto, aprenda a tocar Telefone Mudo e saiba mais sobre o Trio Parada Dura, os intérpretes que fizeram a música cair no gosto popular. Não Perca!

 

Aprenda a Tocar Telefone Mudo

 

Telefone Mudo é marcante na história da música sertaneja, sendo uma das músicas mais regravadas do gênero. Atravessando anos e anos no gosto popular, Telefone Mudo é para quem curte um modão de verdade, desses que fazem até subir aquele friozinho na nuca.

 

 

“Porque já estou cansado de ser o remédio/Pra curar seu tédio/Quando seus amores não lhe satisfaz”

 

A letra da música Telefone Mudo contém um desvio da norma culta. Você sabe qual seria?

O problema está na concordância do verbo satisfazer.

Veja bem, “seus amores” é o sujeito do período na frase acima. Portanto, o verbo “satisfazer” deveria concordar com ele, ou seja, o sujeito “seus amores” está no plural, logo o verbo também deveria estar conjugado no plural. Assim, a letra deveria ser:  “Quando seus amores não lhe satisfazem”.

Mas aí a letra não teria rima, não é mesmo? Apesar de provavelmente dos autores conhecerem a maneira correta de grafar a frase, utilizaram a licença poética. Ainda bem!

 

Trio Parada Dura

 

Escrita por Franco e Peão Carreiro, Telefone Mudo se tornou um sucesso nacional nas vozes do Trio Parada Dura em 1983.

trio parada duraO Trio que é referência absoluta na música sertaneja, foi criado em 1973. Com letras irreverentes, músicas de enorme apelo popular e um nível de produção surpreendente o Trio composto por Mangabinha, Creone e Barrerito estourou no Brasil na década de 1980, com uma aceitação extremamente positiva do público, construindo assim, de forma definitiva, a identidade do grupo.

Ficaram conhecidos por interpretar músicas como “Último Adeus, “Fuscão Preto”, “Arapuca”, “Panela Velha”, “As andorinhas”, “Telefone mudo”, “Blusa vermelha”, entre outras. Receberam ao longo de sua carreira dez discos de ouro três de platina e um de diamante e os clássicos se tornaram mais que referência para toda uma safra de artistas que tem perpetuado o gênero.

Através dos anos, o Trio Parada Dura passou por algumas reformulações, mas sempre manteve suas raízes centradas na boa e velha música sertaneja. Em 1982 os artistas sofreram um acidente aéreo e Barrerito ficou paraplégico, seu irmão Parrerito o substituiu durante a sua recuperação. Quando voltou, Barrerito ficou no trio até 1987 quando então decidiu sair em carreira solo, pois achava que sua dificuldade de locomoção atrapalhava o grupo. Parrerito então ficou definitivamente na vaga do irmão e a formação durou até 1992.

Em 1998, Barrerito faleceu vítima de infarto, poucos meses depois de formar o Trio Astral, com Creone e Voninho. Em 1999, Creone e Parrerito voltaram ao trio com Mangabinha e permaneceram até 2006. Creone e Parrerito começaram a cantar em dupla e Mangabinha ficou com o Trio Parada Dura juntamente com Leone e Leonito.

trio parada duraAtualmente Creone, o mais velho integrante, com a segunda voz mais conhecida do Brasil, canta com o Parrerito, irmão do falecido Barrerito, e os dois dividem o palco com o sanfoneiro mais “xonado” do Brasil que é o Carlos Resende. Com essa formação atual, são sete CDs e dois DVDs.

Com o primeiro DVD, intitulado “Nossa Estrada”, o Trio conquistou um disco de platina e um DVD de ouro, ficando durante um bom tempo no ranking dos mais vendidos da gravadora Som Livre.

Em 2017, o trio mais querido do Brasil lançou o seu terceiro DVD, “Chalana Churrasco e Viola”, que foi gravado na represa de Furnas em Capitólio (MG), em rotas que valorizam a região, pontos turísticos e, claro, a beleza infinita da natureza. Foram dois dias de captação rio abaixo, com direito a um cenário espetacular com cachoeiras, nascer e pôr do sol, além de música boa, muito modão, clássicos e aquele jeitinho bem mineiro de conquistar as pessoas.

No fim de 2018 gravaram um novo DVD “Pensa Num Trem Que Dói”, em Belo Horizonte, com músicas inéditas, regravações e participações de Maiara e Maraisa, Cesar Menotti e Fabiano, Léo Magalhães, Edy Britto e Samuel, Matogrosso e Mathias e também Lucas Reis e Thacio. A canção “Se For Passar em Goiânia” gravada com Matogrosso e Mathias é a atual música de trabalho, que já conta com mais de 500 mil visualizações no YouTube.

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *