Aprenda a Tocar Menino da Porteira

Uma das músicas mais tradicionais do sertanejo raiz, Menino da Porteira carrega consigo uma mística aliada ao ritmo cururu, que é baseado em letras poéticas e no som de violas caipiras. Além de ser um clássico da música sertaneja, a história da canção ainda rendeu dois filmes. Portanto, continue lendo e aprenda a tocar Menino da Porteira, e saiba mais sobre a história da música e sua composição. Confira!

 

Aprenda a Tocar Menino da Porteira

 

 

 

 

 

Composta por Teddy Vieira e Luis Raimundo nos anos de 1950, foi gravada pela primeira vez por Luizinho e Limeira, em 1955. Mas foi a versão gravada por Sérgio Reis em 1973 que colocou a canção nas paradas de sucesso, tornando-a um clássico e sendo regravada muitas vezes por muitos músicos como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Daniel e Michel Teló, por exemplo.

 

aprenda a tocar menino da porteira

 

Menino da Porteira ficou tão famosa que até virou tema de dois filmes. O primeiro, de 1976, foi estrelado por Sérgio Reis e constituiu-se num dos maiores sucessos de nosso cinema. O número de espectadores aproximou-se de quatro milhões. Em 2009 ganhou um remake, sendo estrelado pelo cantor Daniel.

 

aprenda a tocar menino da porteira

 

Em sua primeira exibição na TV Record, no domingo de 11 de outubro de 1981, o filme atingiu pico de audiência de 36 pontos, chegando a superar o Fantástico, segundo o IBOPE.

Mas, infelizmente, Teddy não chegou a ver sua música se tornando um clássico e morreu passando por dificuldades financeiras, em 1965. O curioso é que ele poderia ter tido outra realidade, que não aquela que escolheu.

Filho de um marinheiro, viveu em uma família com padrão social razoável. Formou-se em Administração e chegou a ocupar o cargo de Diretor de Finanças da Prefeitura de São Paulo, cargo equivalente ao de Secretário da Fazenda. Mas Teddy era absolutamente autodidata em se tratando de música e suas referências ficavam por conta do que ouvia no rádio e da percepção que exercia.

Hoje, o compositor tem uma estátua em Itapetininga – SP, sua terra natal.

 

A História do Menino da Porteira é Real?

 

aprenda a tocar menino da porteira

 

A história da canção é triste, uma tragédia que nos deixa bastante emocionados. Afinal, um gado, sem dó, tinha tirado a vida de um pequeno menino e agora a mãe sofria em seu lugar.

Como é forte a letra, né? Sem dúvidas esse é um clássico da música sertaneja que já emocionou muita gente e o gênero, que veio do interior e das violas tocadas em pequenas fazendas, é uma parte importante da cultura do Brasil.

Mas será que a música Menino da Porteira é baseada em fatos reais ou não?

 De acordo com o amigo de Teddy, o pesquisador Francisco Wey, a canção teria sido composta quando Teddy ia para a casa da então namorada, América Rizzo, com quem se casaria depois. A moça morava em Andradas, no sul de Minas Gerais. A cidade ficava perto de Ouro Fino, cujo caminho Teddy percorria. Daí a surgirem os versos “Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino…”

Em uma de suas travessias, Teddy viu um menino, que abriu e fechou uma porteira para ele em sua passagem. Algo que era bem comum na época no interior, onde a estrada de terra passava por entre fazendas e cada fazenda tinha a sua porteira. Próximo da casa de um colono tinha um garoto que saía abrindo a porteira.

Mas, ao contrário do que pensam muitos e apesar da narrativa se tornar muito real pelos detalhes que tem, a história contada na música, não é real. Assim, o menino que ficava em cima da porteira, pedia moeda aos passantes e que morreu atropelado por um touro, era fruto da inspiração e sensibilidade acima da média de Teddy Vieira. Observador e absolutamente apaixonado por tudo o que se relacionasse ao universo rural, transformou o cenário tomado de rebanhos de gado, peões e outros personagens em canções antológicas.

As músicas de Teddy eram como fábulas, sempre com um fundo de moral, em que procurava transmitir mensagens e ensinamentos, pregando bons exemplos para que as pessoas refletissem sobre o que é melhor. Por isso, as histórias de suas canções se tornaram tão marcantes.

 

A História do ‘Menino da Porteira’ com Esculturas

 

aprenda a tocar menino da porteiraDe olho nos lucros que o Menino da Porteira pode trazer com o turismo, a Prefeitura de Ouro Fino construiu esculturas que contam a história da música.

Logo na entrada da cidade, na beira da rodovia MG 290 km 60, o monumento do famoso menino chama a atenção pelo seu tamanho. São dez metros de altura! Todo mundo quer fazer uma selfie na frente das esculturas.

aprenda a tocar menino da porteiraA escultura do boi, o vilão da história, também chama a atenção dos turistas pelo tamanho e imponência, atraindo muita gente interessada em uma boa foto. O boi tem nove metros de comprimento por 5 de altura.

O artista criador das esculturas, Genésio Moura, mais conhecido por Ceará, já estava construindo, em 2016, um enorme berrante, e também já tinha programado a construção do boiadeiro que não pode faltar.

E assim, Ouro Fino ganha todos os elementos e personagens da famosa história do “Menino da Porteira”, homenageando o clássico da música brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *