É tradicional no meio dos violeiros a devoção a Virgem Maria. E Ave Maria é uma das belas canções de fé. Portanto, continue lendo e aprenda a tocar Ave Maria interpretada por Chitãozinho e Xororó, e saiba mais sobre a história da música Ave Maria. Confira!
Aprenda a Tocar Ave Maria
Ave Maria
Mãe abençoada, virgem imaculada
És santa semente do amor!Maria, mãe de Deus
És cheia de graça!
Santo é o fruto do teu ventre, Jesus!Ave Maria, Ave Maria, Maria
Que concebeu amor
Em Cristo, nosso SenhorMadre generosa
Rogai por nós
Os pecadores, mãe querida!Amém!
Amém!
História da Música Ave Maria
Ave Maria é uma oração tradicional da Igreja Católica de saudação a Maria. Foi escrita originalmente em latim baseada em um trecho bíblico do Evangelho de Lucas:
“Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum; Ben edicta tu in mulieribus, Et benedi ctus fructus ventris tui, Jesus. Sancta Maria, Mater Dei, Ora pro nobis peccatoribus, Nunc et in hora mortis nostrae”.
A prece é composta em duas partes. A primeira consta a saudação descrita no Evangelho de Lucas, a saudação do Anjo Gabriel ao anunciar a concepção divina a Maria: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc. 1,28) e a saudação de Santa Isabel, prima de Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre” (Lc. 1,42).
Perceba que as duas saudações foram acrescidas com os nomes da Virgem e de Jesus.
Já a segunda parte é uma súplica a Maria que consta na Ladainha dos Santos. Com o passar dos anos, a oração foi traduzida para vários idiomas e difundida em toda a Igreja universal.
As Ave Marias mais conhecidas são a do compositor Francês Charles Gounod (Ave Maria de Gounod), cantada em latim, e a do austríaco Franz Peter Schoubert (Ave Maria de Schoubert), cantada em Alemão.
A Ave Maria de Gounod é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em Latim de Ave Maria, escrito em 1859 pelo compositor Charles Gounod. Sua composição usou como base melódica o prelúdio composto por Bach, cerca de 137 anos antes, ao utilizar a harmonia e a textura do nº 1 em Dó Maior do livro I de O Cravo Bem Temperado.
Gounod uniu o texto de Ave Maria a esta melodia, ao qual adicionou um compasso para suavizar a mudança rápida da harmonia do prelúdio, que só é possível ser executado com a melodia escrita por ele com esse compasso a mais. Deu o nome de Meditação e dedicou a sua namorada.
A curiosidade é que Bach é um dos principais compositores protestante da História. Gounod no final de sua vida se dedicou a música religiosa, chegando a compor o Hino do Vaticano. A música é então uma parceria entre um protestante e um católico.
No entanto, a mais popular canção católica é a Ave Maria de Franz Schoubert que, originalmente, não tinha a letra do Ave Maria em Latim. A letra original faz parte do Opus 25, para o poema épico popular A Dama do Lago do escritor Walter Scott, em uma tradução alemã por Adam Storck, onde a personagem Ellen se esconde com seu pai em uma caverna para fugir da vingança do rei, e canta a canção pedindo proteção a Virgem Maria.
A versão latina do Ave Maria é agora tão frequentemente usada com a melodia de Schoubert que levou ao equívoco de se pensar que originalmente a melodia foi feita para a Ave Maria.
No entanto, vários outros compositores também compuseram suas Ave Marias: o italiano Giuli o Caccini (1551-1618), do fim do período Renascentista e início do Barroco; o germânico naturalizado cidadão britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759), que viveu no período Barroco; o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), prolífico e influente compositor austríaco do período clássico; o alemão Felix Mendelssohn (180 9-1847), do início do período romântico; o alemão Robert Alexander Schumann (1810-18 56), o maior compositor do Romantismo alemão; o italiano Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (1813-1901), compositor de óperas do período romântico italiano; o húngaro Franz Liszt (1881-1886), o maior pianista de sua época; Giacomo Puccini (1858-1924), um dos últimos maiores compositores operísticos italianos e estilo literário pós-românticos; o russo Sergei Rachmaninoff (187 3-1943), compositor também do período romântico, dentre outros.
Existem também várias versões sobre o texto em latim da prece Ave Maria de Bach/Gounod, como no caso a música Ave Maria interpretada por Chitãozinho e Xororó, bem como várias regravações da Ave Maria de Bach/Gounod por grandes nomes da música mundial, como Maria Callas, José Carreras, Andrea Bocelli e Karen Carpenter e de Luciano Pavarotti.
O fato é que todas as Ave Marias tocam profundamente a essência humana porque cada uma, a seu tempo, transmite a beleza que lhe é peculiar.
Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Afinal de contas, o aprendizado musical não é uma competição.
Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.