Entender o que é um som grave e um som agudo, muitas vezes é algo bastante abstrato. Para alguns pode até parecer óbvio, mas muitas pessoas não conseguem entender a diferença. Tudo o que conseguimos entender e aprender parte de um conceito estabelecido, por isso vamos falar sobre sons agudos e sons graves. Não Perca!
Quando escutamos um som é porque um determinado corpo está vibrando e assim produz aquele determinado som. Quando falamos o som é emitido pela vibração das cordas vocais, quando batemos em um tambor com um pedaço de madeira ou com as próprias mãos, fazemos esse corpo vibrar e produzir o som, quando tocamos as cordas de uma viola elas vibram para os dois lados e emite sons.
Todos esses corpos materiais são fontes emissoras de som, pois quando vibram emitem sons que se propagam no meio material, ou seja, no ar e esses sons penetram nos nossos ouvidos provocando sensações sonoras. As principais características do som são: timbre, altura e intensidade. Mas, vamos focar na altura do som, pois é ela que nos permite distinguir um som agudo de um som grave.
Veja a dica sobre sons graves e agudos! Serve tanto para violão quanto para viola!
Altura do Som: Agudo e Grave
A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora; ou seja, pela vibração da onda sonora que pode ser de forma mais lenta ou mais rápida em um determinado período de tempo. Dessa forma, a altura de um Som está diretamente relacionada com a frequência do som:
Sons de maior frequência são vibrações rápidas e correspondem a sons agudos (ou altos);
Sons de menor frequência são vibrações lentas e correspondem a sons graves (ou baixos).
Nas notas musicais regista-se um leque muito grande de sons que vão desde os muito graves aos muito agudos. Na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto, entretanto é importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som, devendo ser evitado os termos alto e baixo ao se referir a intensidade e sim, forte ou fraco.
O ouvido humano consegue distinguir os sons graves dos agudos. Por exemplo, geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência que a voz feminina.
A frequência da voz num ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz:
-
valores próximos de 1100 Hz correspondem a sons agudos (ou altos). Por exemplo, num som com 1100 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 1100 vibrações completas a cada segundo.
-
valores próximos de 85 Hz correspondem a sons graves (ou baixos). Por exemplo, num som com 85 Hz de frequência, as partículas que propagam o som efetuam 85 vibrações completas a cada segundo.
Veja também ” POR QUE UNS AFINAM EM MI E OUTROS EM RÉ?”.
Deixe suas dicas, sugestões e comentário. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!
Comments
esclareceu minha duvida
Author
Que bom! Ficamos felizes em saber! Continue acompanhando o Blog para saber as novidades!
Muito bem explicado. Ajudou bastante. Já coloquei nos favoritos.
Parabéns pelo blog!
Olá, sou professor de Física, e quero parabenizar o blog… Realmente muito bem explicado!!!
Gostei mto da sua explicação. Excelente didatica.
Sou professor da Universidade de Harvard e gostei muito da explicação, parabéns ao site!
Olá! Gostaria de saber qual a relação de um Dó agudo e de um grave, por exemplo se possuem frequências diferentes o que os relacionam para serem parecidos?
Author
Olá Maria!
O que relaciona as notas são as frequências. Um Dó tem uma vibração X no grave e uma proporção da mesma vibração Y no agudo. A tonalidade continua a mesma, mas a região muda conforme a altura da frequência.