Como saber se a viola está afinada ou desafinada? Essa é uma dúvida muito comum para quem está iniciando o aprendizado na viola, porque ainda não conhece ou não está acostumado com o instrumento musical. Colocando em prática esse treinamento logo no início, você vai conseguir desenvolver sua percepção musical muito mais rápido e isso irá te ajudar muito no decorrer do desenvolvimento no aprendizado de viola. Por isso nesse post vamos mostrar como saber se a viola está afinada ou desafinada. Confira!
Você pode ter uma melhor percepção de afinação quando, por exemplo, pede duas pessoas para tocar a mesma música na viola, uma com a viola afinada e outra desafinado, e com certeza, o som da viola que soar mais agradável para escutar é o que está afinado.
Mas isso é uma coisa que nem todos conseguem perceber perfeitamente, pois a desafinação tem vários níveis, deste os discretos aos que não combinam de forma alguma. Ficou curioso de como funciona? Então, saiba mais logo abaixo.
Afinado ou Desafinado?
A grande maioria das pessoas que tocam viola há mais tempo já conseguem perceber quando um par de corda está desafinada apenas de ouvido, pelo fato de estarem acostumados a ouvir o som correto das cordas.
Mas, para você que está começando agora, a melhor forma para te ajudar a afinar uma viola ou saber se ela já está afinada é guardar o som das cordas afinadas, por exemplo, com um arquivo de áudio em seu celular, e fazer uma comparação do som afinado ao som da viola que está prestes a ser afinado, assim você vai conseguir perceber se houver alguma diferença.
Se você perceber diferença do som que está usando como referência da viola que está tentando afinar, é porque está desafinado, já se estiver parecido ou próximo do som que se ouve para comparar é porque a viola está afinada.
Dicas e Passo a Passo para Afinar a Viola
Você pode afinar uma viola de ouvido, mas para isso você deve desenvolver sua percepção musical, para conseguir perceber se um par de cordas da viola está com o som diferente da referência sobre o som da nota daquele par afinado. Logo que conseguir perceber a diferença você deve fazer os devidos ajustes, tendo que esticar a corda ou solta-la até que ela chegue na nota correta.
No início isso pode parecer uma pouco difícil, porém basta você treinar bastante diariamente para que possa desenvolver sua percepção musical e melhorar seu conhecimento e domínio sobre o som das notas.
Ou você também pode utilizar um afinador digital para te ajudar. Veja abaixo como afinar a viola com o afinador digital:
Logo no início do aprendizado é difícil aprender afinar a viola somente de ouvido, então vamos mostrar aqui algumas dicas para usar o afinador digital na viola.
Dicas
1º: Tenha um afinador digital, pois isso vai te ajudar a afinar mais rápido e sozinho no início;
2º: Se você não conseguir verificar a afinação da sua viola, peça ajuda de alguém que já toque a um bom tempo e já tenha a percepção necessária;
3º: Nunca toque com a viola desafinada, pois isso vai prejudicar o seu convívio com as notas afinadas e poderá prejudicar o desenvolvimento da sua percepção;
4º: Por mais que você saiba afinar com um afinador digital, aprenda a afinar de ouvido, pois isso fará com que você não fique limitado em percepção.
Passo a Passo para Afinar a Viola
Existem várias afinações para viola, a mais conhecida é chamada de Cebolão, pelo fato de ser a mais usadas nem todas as regiões do país e considerada pelos violeiros uma afinação positiva ou uma das melhores afinações, seguida pela Rio-Baixo, segunda afinação mais popular.
Vamos mostrar agora um passo a passo de como usar o afinador digital para fazer a afinação Cebolão na viola, vamos lá.
Já com sua viola e afinador em mãos siga os passos abaixo.
1º: Toque a corda 1, ou seja, 1ª corda do 1º par – “A mais fina”. Você verá que o afinador acusará uma “Cifra” em seu visor de acordo com cada modelo;
2º: Toque a corda e gire a tarraxa buscando igualar a cifra do visor à nota da 1ª corda. Você vai saber se deve esticar a corda ou afrouxar conforme o seu posicionamento;
3º: Quando a nota do afinador corresponder à nota da corda, o afinador ficará centralizado ou verde, dependendo de cada modelo de afinador.
4º: Repita o procedimento com as outras cordas. Usando as tarraxas para esticar as cordas ou voltar você deve posicionar cada nota em seu lugar sendo: E – 1º PAR (Mais Fino) | B – 2º PAR | G# – 3º PAR | E – 4º PAR | B – 5º PAR (Mais Grosso).
Seguindo essas regras não tem erro, basta centralizar cada afinador correspondente a nota e deixar sempre centralizado.