Quando começamos a aprender a tocar qualquer instrumento musical, muitas vezes acreditamos que aprender somente a parte prática é suficiente para dominar o instrumento. Mas, não é bem assim! A parte teórica também é essencial para o seu aprendizado. Portanto, se quer tocar bem viola caipira, continue lendo e saiba mais sobre a importância da teoria musical no aprendizado da viola. Confira!
Basicamente, teoria musical é leitura da linguagem musical, é conhecer os conjunto de normas que estabelece diretrizes para a grafia dos sons e os valores que propicia a comunicação verbal através dos elementos da música. E para quem tem vontade de compor e tocar vários gêneros de músicas, esse aprendizado é essencial.
Contudo, não são poucos os que decidem estudar música, mas fogem da teoria musical. Afinal, aprender sobre teoria musical não é lá uma coisa muito fácil, pois requer muita motivação e atenção.Porém, a teoria é fundamental para a consolidação do conhecimento em música.
Por isso, confira logo abaixo alguns dos motivos para você aprender teoria musical.
A Importância de Aprender Teoria Musical
1 – Economizar Tempo
Quando aprendemos teoria musical, conseguimos economizar tempo na hora de tirar qualquer tipo de música. Por exemplo, sem conhecer a teoria musical, temos que procurar nota por nota no braço da viola e, depois de muito tempo, conseguir tocar a música ou o solo, mas sem saber de verdade o que está fazendo.
Já com o conhecimento da teoria musical, saberá o tom da música, a sequência de acordes e quais as possíveis escalas que podem ser utilizadas na música ou no solo. Você não precisará ficar testando as notas. Portanto, mais fácil e rápido de achar, mais fácil e rápido de memorizar.
2 – Passar a Ser Mais Independente
Quando somos iniciantes, temos que buscar tirar qualquer tipo de dúvida com nosso professor, porém temos que buscar a independência.
Por isso que, quando aprendemos teoria musical passamos a ter mais independência para ler cifras e tablaturas, harmonia, improvisação, entre outros. Cada vez que aprender, mais você ficará independente e poderá chegar onde quiser.
3 – Se Tornar um Bom Músico
Todo músico quer ser um bom músico, mas para se destacar da maioria e conquistar o seu espaço, é preciso estudar teoria musical. Afinal, precisamos ser realistas e tomar consciência de que quanto mais conhecimento tiver, mais chances e oportunidades surgirão para você. No mundo da música não é diferente!
Por exemplo, você sabe a diferença que faz na vida de muitos músicos ritmista saber a teoria musical?
Antes de saber teoria musical: Ritmista de escola de samba – 50 reais por apresentação.
Depois de saber teoria musical: Jurado de escola de samba – ganhado 25 vezes a mais.
Esse é apenas um dos exemplos da diferença absurda do que o aprendizado da teoria musical pode proporcionar.
4 – Conseguir Tirar Músicas de Ouvido Mais Rápido
Quando passamos a ter o entendimento melhor da teoria musical, tirar música de ouvido torna uma coisa mais fácil, pois você vai passar a ter conhecimento de campo harmônico, diferença entre grave e agudos, e conseguirá identificar melhor cada nota que deve ser tocada além de ter um amplo conhecimento de estilos musicais, somente pelo fato de ter o entendimento melhor de teoria musical.
Assim, tirar música de ouvido não sera algo repetitivo, nem tomará tanto seu tempo, comparando a uma pessoa que não possui esse entendimento.
Agora que já sabe a importância da teoria musical no seu aprendizado de viola, veja abaixo alguns princípios básicos que irão te ajudar.
Princípios Básicos de Teoria Musical para Iniciantes
Melodia: Parte da música que pode ser cantada.
Harmonia: Sobreposição de notas musicais que servem de base para a melodia.
Notas Musicais: Elementos mínimos de um som. Por exemplo, quando uma corda vibra, movimenta as moléculas do ar ao seu redor na mesma frequência. Nosso ouvido capta essa vibração e nosso cérebro a processa atribuindo-lhe um som. Para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente (uma nota diferente). Existem doze notas musicais e a menor distância entre elas é um sustenido.
Tom e Semitom: A distância entre dois sustenidos é chamada tom. Semitom, portanto, é a distância entre apenas um sustenido (representado pelo símbolo #).
Assim, as doze notas musicais são dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si.
Oitava: Uma oitava compreende a distância entre as doze notas.
Acorde: A união de duas ou mais notas musicais tocadas simultaneamente.
Ritmo: Marcação do tempo de uma música.
Timbre: Formato característico de uma onda sonora de acordo com o material que a produziu. É o timbre que faz com que uma nota Ré tocada em uma flauta seja diferente da mesma nota tocada em uma guitarra, por exemplo.