Dicas para Tirar Músicas de Ouvido na Viola

Até parece mágica quando algum amigo ou parente toca sem ler cifras, só precisa saber o tom  e algumas vezes nem isso, para conseguir tocar uma música inteira. Algumas dessas pessoas quando questionadas sobre como fazem isso, às vezes não sabem muito bem a resposta e para quem é iniciante, fica aquela sensação que é um dom e que nunca chegará nesse nível. E isso é um erro. E não, não é mágica! Confira as dicas para tirar músicas de ouvido na viola. Não perca!

Não existe nenhum grande segredo, a melhor forma de você conseguir tirar as músicas de ouvido é treinando e testando. E sim, isso pode ser treinado sim! É preciso educar a percepção musical, familiarizar com a linguagem musical, ganhar experiência para então, conseguir tirar músicas de ouvido.Veja algumas dicas que separamos para te ajudar nessa jornada.

 

braço_viola

Dicas para Tirar Música de Ouvido

1º: Estude as escalas, pois todas as músicas são criadas a partir delas e saiba como montá-las no seu instrumento. As escalas do campo harmônico maiores e menores são muito importantes, pois são através delas que saberemos as notas a serem usadas para tocar e solar as músicas.  . Muitas soluções que nos parecem “de ouvido” são encontradas porque os músicos já sabem as possibilidades limitadas daquela tonalidade, e isso diminui consideravelmente as possibilidades de erro.

2º: Estude percepção musical. A percepção musical  abrange várias áreas e níveis. Tudo o que você conseguir perceber escutando músicas, tentando entender devagar qual a técnica que está sendo usada naquela música, está dentro de um nível de percepção musical. Existem níveis de percepção em que os músicos escutam um acorde e sabem de ouvido nota por nota que está sendo tocada. Mas, não se preocupe que com o tempo e treinamento você irá desenvolver sua percepção musical para tirar músicas de ouvido.

3º: Experimente novos ritmos, aprenda diversas músicas e diferentes tipos de ritmos. Com o tempo você conseguirá identificar o ritmo de uma música mesmo sem ter a viola nas mãos.

4º: Procure aprender músicas que sejam desconhecidas para você. Conseguir ouvir uma melodia nova e cantá-la em seguida é um excelente exercício auditivo.

5º: Memorize aquela sua música favorita e tente tocá-la sem ler a cifra. Caso esqueça algum acorde experimente as possibilidades e tente identificar qual é o correto.

Tudo no inicio é mais difícil e é claro que você vai errar muito, mas tenha calma que a evolução  vem com o tempo e apenas com bastante treino e dedicação. Por isso, tente sempre e nunca deixe de corrigir os erros. Com o passar do tempo, quanto mais músicas você escutar e tentar tirar, mais você irá progredir, então não perca tempo e treine bastante!

 

Veja também “ALTURA DO SOM: O QUE É GRAVE E AGUDO?”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Comments

    1. Post
      Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *