Dicas para Melhorar o Som do Acorde na Viola

Os acordes são um grande problema para a maioria dos iniciantes. Como fazer um acorde, como trocar de acorde com facilidade, como fazer um acorde sem que o mesmo pareça um grunhido, são sempre dúvidas constantes. Por isso hoje separamos três dicas super legais para te ajudar a melhorar o som do acorde de sua viola. Confira!

É melhor aprender a tocar alguns acordes corretamente, com um som limpo e ir evoluindo e aprendendo novos acordes aos poucos, do que tocar dezenas de acordes mal feitos. Você não precisa decorar ou conhecer todos os acordes de uma só vez, na verdade quase ninguém sabe todos os acordes. Mas é preciso saber como se formam os acordes para tocar bem a viola caipira. Portanto, a melhor coisa a se fazer é treinar os acordes meia hora por dia, e não adianta treinar muitas horas por dia e depois ficar muito tempo sem treinar. Estude a teoria e pratique muito! Fica a dica!

 

viola_caipira_desenho

Como Melhorar o Som do Acorde na Viola

1º – Evite encostar a lateral da palma do dedo nas cordas de baixo. Devemos sempre ter o cuidado de ao pressionar o dedo na corda usar sempre a ponta do dedo, assim evitamos encostar na corda de baixo e o som sai apenas da corda que está prendendo.

Veja um bom exercício para melhorar o posicionamento dos dedos e da mão:

Coloque o dedo 1 na primeira casa no segundo par de cordas  e aperte, toque o segundo par de cordas  com o polegar  e o primeiro par solto. Em seguida, sem soltar o dedo 1, coloque o dedo 2 no segundo par de cordas, na segunda casa e faça a mesma coisa.

 

MELHORAR ACORDES NA VIOLA

2º – Mantenha os dedos na corda quando o acorde tiver a mesma nota. Vamos entender melhor usando como exemplo os acode A e B7.

TROCA DE ACORDES NA VIOLATROCA DE ACORDES NA VIOLA

Esses dois acordes têm algo em comum, o dedo 1 é pressionado no terceiro par de cordas, na primeira casa. Portanto, ele pode ser usado como apoio na mudança de acordes ao manter o dedo 1 preso nas cordas. Isso facilita a mudança de acorde e consequentemente melhoramos o som do acorde.

Praticar exercícios de dedilhado, dedilhando os acordes nota por nota, ajuda muito.

3º – Ao montar o acorde procure colocar todos os dedos de uma só vez. Para que está iniciando isso é muito difícil de fazer, normalmente o iniciante ao montar um acorde coloca um dedo de cada vez. Isso é totalmente natural, mas para melhorarmos o som do acorde é importante que o acorde seja montado mais rapidamente. Para isso é preciso treinar bastante.

Vale lembrar que é preciso treinar para facilitar a troca de acordes, assim como para melhorar o som dos mesmos. Treine os exercícios e depois de estar fera, treine com uma música.  Uma dica bacana é escolher músicas bem fáceis, com poucos acordes e acordes simples para iniciar. Uma música com muitos acordes não significa necessariamente que é melhor do que outra que tem menos acordes, e vice-versa.

Veja também “CANTOR DANIEL E O AMOR PELA MÚSICA”.

Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *