A viola caipira está enraizada na nossa cultura e tradições. Símbolo nacional, a viola está presente no folclore, lendas e histórias. Retrata um povo, sua luta, sua vida, seus amores e tristezas. Leva alegria e emoção. E hoje, vamos falar sobre algo que tem tudo haver com viola, cultura e tradição. Confira sobre a festa no distrito de São José do Almeida!
A 72 Km de Belo Horizonte às margens da Rodovia MG-10 encontra-se São José do Almeida. Distrito do município de Jaboticatubas, a região é habitada desde o século XVIII. De acordo com lendas e tradições, o Almeida teria sido um dos primeiros habitantes do lugar, onde foi construída uma pequena igrejinha em devoção a São José e assim a cidade recebeu o nome de São José do Almeida.
Igrejinha de São José do Almeida
No mês de março o distrito entra em festa, e essa tradição foi herdada dos colonizadores portugueses. A festa é em devoção a São José e é composta por novena com missa matinal às cinco da manhã, encerrando-se no dia 19 de março.
No primeiro domingo após o dia do santo, exceto quando essa cai no domingo, é realizado uma grande festa com procissão, fogos de artifício, leilões, bênçãos e barraquinhas. A comunidade é, em grande maioria de agricultores e assim o domingo é o dia em que todos das localidades vizinhas podem ali estar. É uma festividade muito simples, porém de muita alegria.
E tradição, festas e lendas tem tudo haver com a viola caipira, não é mesmo?!
A viola caipira é um mergulho na cultura de raiz, uma fonte pura da tradição. A viola está presente em diversas manifestações brasileiras como a Folia de Reis e outras, pelo Brasil afora. É um instrumento tradicional na cultura brasileira que atravessa décadas e gerações trazendo alegria, história e tradição.
Não deixe de aprender a tocar esse instrumento maravilhoso! Tenha paciência e dedicação. Seguindo o passo a passo você logo, logo estará tocando várias modas de viola.
Veja também ‘CURIOSIDADES – OS NOMES VERDADEIROS DOS SERTANEJOS”.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos. Curta nossa página no Facebook!
Comments
Só uma ressalva. São José do Almeida não é uma cidade, é um distrito que pertence a cidade de Jaboticatubas.
No texto cita que no mês de março a cidade entra em festa. O correto seria “o distrito de São José do Almeida entra em festa”, porque a festa só acontece no distrito.
Atenciosamente.
Author
Olá Maria! Muito obrigada por nos ajudar. Já foi corrigido!
Abraços!