Os acordes musicais geram muitas dúvidas, principalmente para os iniciantes. E isso é normal! Acontece com todos que estão começando a aprender a tocar um instrumento. Por isso, hoje vamos falar sobre os Acordes Menores que são bastante utilizados nas melodias das músicas.
Após aprender as posições dos acordes maiores, agora é a hora de começar a treinar os acordes menores. A maioria dos acordes menores não sofre uma grande alteração na forma do acorde, geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.
Você irá perceber que os sons dos acordes maiores possuem um som mais forte, ou seja, um som mais alegre, já o som de um acorde menor possui um som mais triste, meio melancólico.
Relembrando
Antes de começar com os acordes menores, vamos relembrar alguns conceitos importantes.
-
O que são Acordes?
Um acorde é a união de duas ou mais notas tocadas simultaneamente e dependendo dessas notas temos a classificação do Acorde Maior ou Menor. Alguns acordes recebem o mesmo nome das notas naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) e são chamados de acordes naturais. Cada um dos acordes naturais é formado por três notas, também conhecido como tríades, sendo o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.
-
O que são Tríades?
A tríade de cada acorde corresponde às três notas que formam os acordes naturais. O nome tríade existe para representar as notas básicas que formam um acorde específico. E na maioria das vezes essas notas são o 1º, o 3º e o 5º graus, formando assim os acordes naturais, como já vimos no parágrafo acima.
Podemos ter tríades maiores, menores e tríades que formam acordes mais complexos como uma tríade aumentada, diminuta e sustenido.
-
Acordes Naturais Maiores