Aprenda a Tocar “Meu Reino Encantado”

Meu Reino Encantado é um símbolo da cultura e um verdadeiro hino para muitas pessoas nascidas no interior do Brasil e que partiram para ganhar a vida nas capitais.  Portanto, aprenda a tocar esse clássico da música sertaneja e saiba mais sobre a letra e seus autores. Confira!

 

Aprenda a Tocar “Meu Reino Encantado”

 

 

Eu nasci num recanto feliz
Bem distante da povoação
Foi ali que eu vivi muitos anos
Com papai, mamãe e os irmãos

Nossa casa era uma casa grande
Na encosta de um espigão
Um cercado pra apartar bezerro
E ao lado um grande mangueirão

No quintal tinha um forno de lenha
E um pomar onde as aves cantavam
Um coberto pra guardar o pilão
E as traias que papai usava

De manhã eu ia no paiol
Um espiga de milho eu pegava
Debulhava e jogava no chão
Num instante as galinhas juntavam

Nosso carro de boi conservado
Quatro juntas de bois de primeira
Quatro cangas, dezesseis canzis
Encostados no pé da figueira

Todo sábado eu ia na vila
Fazer compras para semana inteira
O papai ia gritando com os bois
Eu na frente ia abrindo as porteira

Nosso sítio que era pequeno
Pelas grandes fazendas cercado
Precisamos vender a propriedade
Para um grande criador de gado

E partimos pra a cidade grande
A saudade partiu ao meu lado
A lavoura virou colonião
E acabou-se meu reino encantado

Hoje ali só existem três coisas
Que o tempo ainda não deu fim
A tapera velha desabada
E a figueira acenando pra mim

E por último marcou saudade
De um tempo bom que já se foi
Esquecido em baixo da figueira
Nosso velho carro de boi

 

Meu Reino Encantado – de Valdemar e Vicente

 

A música retrata uma vida simples no campo onde exalta a natureza, dando exemplos de situações vividas que desperta saudades, principalmente na geração de nossos pais e avós. E como se pode perceber, a canção narra as lembranças de infância do autor, do menino sertanejo junto a seu pai, no seu pequeno sítio em algum canto do sertão do Brasil.

aprenda a tocar meu reino encantado

 

O autor, provavelmente, não lembra do sertão como de fato ele era, mas sim de um sertão imaginado –  descrito através de imagens bucólicas, modelo típico da canção caipira, sobretudo a moda de viola -, e elaborado segundo os critérios nostálgicos.

Esse fator simbólico se torna ainda mais marcante, quando notamos que o mundo encantado é, na verdade, a terra natal do autor (Eu nasci num recanto feliz/ Bem distante da povoação/Foi ali que eu vivi muitos anos), que para ele é um lugar de equilíbrio e perfeição do mundo.

No entanto, esse lugar perfeito é “contaminado” pelo desenvolvimento capitalista da região que acaba expulsando os pequenos proprietários para outro lugar, no caso a cidade grande. Assim, a canção é uma espécie de retorno àquele ambiente, afim de fixar aquelas memórias no tempo, por parte de um caipira desencantado com o mundo moderno e que sofre por estar longe de seu “reino encantado”.

A canção, que se tornou um clássico da música sertaneja, foi escrita por Valdemar Reis e Vicente Pereira Machado, em 1979, sendo gravada por João Mulato e Douradinho no ano seguinte. A dupla conhecida pelo gênero caipira alavancou com esse sucesso e despertou interesse de outras em regravá-la, tais como Felipe e Falcão, Lourenço e Lourival e Daniel em parceria com seu pai, José Camilo, em 2000.

aprenda a tocar meu reino encantadoValdemar Alves dos Reis nasceu em Araçatuba, no interior do estado de São Paulo, no dia 08 de outubro de 1941, e reside há muitos anos em São José do Rio Preto/SP.

Filho do lavrador e administrador de fazenda Antônio Alves dos Reis e de Dona Eulina Rodrigues dos Reis, Valdemar Reis viveu sua infância numa fazenda no interior paulista.

Quando tinha apenas 13 anos de idade, na escola em que estudava, sua professora solicitou algumas trovas para um concurso que homenageava o Dia das Mães e, de modo surpreendente, todas as três trovas vencedoras foram de autoria do jovem estudante que daí por diante passou a escrever versos e poesias para declamar para amigos e parentes em festinhas do interior, inspirado em grandes compositores como Teddy Vieira, Dino Franco e José Fortuna, e movido também pela saudade da infância no campo, a família e as suas raízes.

Valdemar calcula que já possua um total de cerca de 1.666 composições gravadas por vários intérpretes da música caipira. Sua primeira composição gravada foi “O Paredão”, com Matogrosso e Mathias, no início da década de 80. Seu principal sucesso é “Meu Reino Encantado”.

Quanto ao autor Vicente Pereira Machado, nada se encontrou sobre ele.

Fonte: Recanto Caipira

 

Meu Reino Encantado – Daniel

 

O cantor Daniel lançou entre 2000 e 2005 a trilogia de álbuns homônima a canção composta por Valdemar Reis e Vicente P. Machado, Meu Reino Encantado I, II e III, e relançada atualmente nas plataformas digitais.

 

aprenda a tocar meu reino encantado

 

O projeto produzido por Daniel, teve como proposta ser uma grande homenagem à música caipira de raiz, além de redescobrir os clássicos da música sertaneja, modas de viola esquecidas da geração mais nova, com uma nova roupagem, presenteando o público com a sua beleza.

A trilogia apesenta em seu repertório canções clássicas como Moreninha Linha, Avenida Boiadeira, Cuitelinho, Tocando em Frente e Meu Reino Encantado, além de utilizar grandes nomes da música sertaneja como Chitãozinho e Xororó, Cézar Paulinho, Milionário e José Rico, Almir Sater, Rick e Renner, Pena Branca,  Pardinho, Gino e Geno, João Mulato & Douradinho e tantos outros. Há também a participação mais que especial do pai do cantor, José Camilo, e de Francisco, irmão de João Paulo.

Para os violeiros de plantão é impossível não ouvir, seja em CD ou nas plataformas digitais, pois está repleto de músicas sertanejas de raiz.

Se gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Afinal de contas, o aprendizado musical não é uma competição.

Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

Curta nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *