Afinação da Viola Caipira

História, cultura, identidade e riqueza sonora, é o que talvez possa resumir um dos grandes símbolos da cultura brasileira: a viola caipira. Mas se você quer aprender a tocar viola e acha que afiná-la será uma grande dificuldade, então continue lendo e aprenda de uma vez por todas como afinar sua viola caipira. Confira!

Uma das principais dúvidas entre os violeiros, em especial os iniciantes, é a diversidade de afinações da viola caipira. Afinal, como afinar a viola caipira?

As dez cordas possibilitam atingir inúmeras variedades de melodias através das diversas afinações e também pelos timbres que variam de acordo com a tensão das cordas.

Para resumir um pouco sobre o assunto, saiba que as mais usadas e mais fáceis de utilizar são as afinações cebolão no tom de Ré e  Cebolão no tom de Mi.

Em nosso método de ensino usamos a afinação mais comum que é a cebolão em Mi. Confira a sonoridade das cordas no conteúdo que deixo abaixo em uma aula especial.

Lembre-se que você pode adquirir um afinador digital bom e barato pelo botão abaixo:

 Som das cordas – Afinação Cebolão em Mi

Pela abundância de possibilidades sonoras da viola pode se tornar difícil escolher qual afinação usar e qual se adéqua mais à necessidade e objetivo de cada músico, visto que existem incontáveis maneiras de afinar este instrumento provando assim toda sua riqueza sonora. No entanto, existem algumas que são mais utilizadas. Veja abaixo um pouco sobre algumas afinações da viola bem conhecidas e utilizadas por violeiros em todo país.

Rio-Abaixo

Esta afinação, assim como todas as afinações, é repleta de história e lendas folclóricas. A afinação “Rio-Abaixo” é afinada em Sol Maior e recebe este nome devido a uma lenda muito famosa entre os violeiros.

Diz a lenda que, nas regiões ribeirinhas do rio São Francisco, muitos violeiros tentavam afinar suas violas para conquistar as mulheres bonitas do povoado, mas sem sucesso. Eis que certo dia um violeiro misterioso aparece em sua canoa descendo o rio e tocando sua viola com uma afinação desconhecida e mágica, atrain

do todas as mulheres bonitas do povoado.

As mulheres encantadas seguiam o violeiro rio-abaixo, enfeitiçadas pelo toque mágico daquela viola. Reza a lenda que este violeiro era o Diabo em carne e osso, fazendo uso do instrumento que Deus deu ao homem para roubar suas mulheres bonitas.

A afinação Rio-Abaixo é conhecida por ser umas das afinações mais bonitas da viola, com som encorpado e forte, típico da viola instrumental.

Rio-Acima

A origem da afinação “Rio-Acima” é uma continuação da lenda do violeiro misterioso. Impressionados com o toque mágico do violeiro que descia o rio com sua viola, os violeiros do povoado desceram o rio atrás do violeiro tinhoso para descobrir o segredo daquela mágica afinação.

Porém, o violeiro desapareceu na primeira curva de rio, levando consigo o mistério da afinação mágica chamada de Rio-Abaixo. Tristes por não descobrirem o segredo, os violeiros do povoado subiram o rio entoando suas violas em um tom triste e de lamentação, dando origem à afinação Rio-Acima.

Boiadeira

Apesar de existir poucas informações, esta afinação é considerada uma mistura da afinação Rio-Abaixo com a Cebolão. Com esta mistura, a viola soa um pouco mais triste e chorosa, e é usada por alguns violeiros para escalas menores.

Existem infinitas combinações de afinações da viola caipira além das que citamos aqui, como a afinação Paraguaçu, a Meia-Guitarra, e muitas outras. Isto é só um demonstrativo da riqueza musical que a viola caipira possui, sempre cercada de lendas e histórias. Conhecer estas afinações é como viajar todo o nosso Brasil, conhecendo os diversos sotaques e singularidades que só a diversidade cultural do nosso país pode proporcionar.

Cebolão em Ré ou Cebolão em Mi? Qual a Melhor?

Entre as várias maneiras de afinar a viola, a afinação mais utilizada pelos violeiros é a Cebolão, que é uma afinação tradicional e muito popular em diversas regiões do país.

Esta afinação recebe este nome peculiar, pois a viola caipira é capaz de produzir um turbilhão de emoções nos ouvintes, e a viola afinada em “Cebolão”, é uma choradeira só. Traz lembranças da terra natal, revive aquele amor passado, e pode colocar qualquer peão aos prantos.

A afinação Cebolão pode ser feita de duas maneiras: em Ré Maior, ou em Mi Maior. Esta variação não se deve apenas à mudança de tons e pode fazer toda diferença de acordo com o gosto do violeiro.

As várias afinações da viola caipira possuem um ponto em comum: São afinações abertas, as quais é possível formar acordes apenas com as cordas soltas. Este é um dos pontos que diferenciam a afinação “Cebolão em Ré” e a “Cebolão em Mi”.

Quando afinada em Cebolão em Mi, as cordas recebem uma tensão mais alta, possibilitando à viola uma potência sonora maior, o som fica mais alto e estridente. Porém, devido à tensão das cordas, a viola fica um pouco mais dura de ser tocada, além de forçar um pouco mais a resistência das cordas e pode desafiná-las com maior facilidade. Muitas músicas e modas de viola são tocadas com a afinação Cebolão em Mi.

Esta afinação também é bem mais simples de se aprender pois se aproxima coma percepção das escalas do violão facilitando o desenvolvimento musical que tem já toca violão ou guitarra popular.

Já a viola afinada em Cebolão em Ré é tocada um tom abaixo e possui menor “potência sonora”. Entretanto, ela possibilita ao violeiro um toque mais macio e suave, já que as cordas não são tensionadas como a Cebolão em Mi. Muitos violeiros adotam esta afinação na tentativa de preservar a vida útil das cordas e não forçar tanto o braço da viola, mas tudo dependerá do gosto do violeiro e das características técnicas da viola. Portanto, conheça bem sua música e seu instrumento antes de afiná-lo.

As duas variações da afinação Cebolão são bem parecidas. Se você se deparar com uma música de viola afinada em Cebolão em Mi, saiba que pode tocá-la com sua viola afinada em Cebolão em Ré, porém é preciso tocar um tom acima.

É claro que a sonoridade não será a mesma da música original, pois apesar de parecidas, são afinações diferentes. Mas nada disso impede o violeiro de soltar sua criatividade sonora explorando todas as possibilidades desse rico instrumento que é a viola caipira.

Este foi um conteúdo sobre as afinações da viola caipira, este rico instrumento símbolo da cultura popular brasileira.

Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *