Você conhece quais os defeitos que podem aparecer na sua viola? Se sua reposta for um “não”, você precisa ficar por dentro do que iremos apresentar aqui no post de hoje, pois iremos mostrar quais os defeitos que uma viola pode ter e o que deve fazer para preservar seu instrumento, não perca! Confira agora!
O fato do seu instrumento apresentar algum defeito depende muito do jeito que usar usá-lo, podendo apresentar desde problemas bobos até algo mais grave. Mas é bom tomar cuidado, pois mesmo um probleminha bobo pode te causar uma dor de cabeça danada, caso você não resolva da maneira correta.
Então, o ideal para não fazer de um probleminha um problemão é não mexer no que não sabe e procurar por uma pessoa especialista em concertos de violas, no caso um luthier, para que possa te passar informações do que será necessário fazer para “salvar” seu instrumento.
Os únicos problemas que você pode tentar resolver, mesmo assim se tiver segurança do que está fazendo, é a troca de cordas e de algumas peças mais simples, por exemplo as tarrachas.
Mas lembre-se, se o problema for algo mais grave como na madeira do seu instrumento, não indicamos tentar fazer nada, somente levar ao luthier, pois você pode acabar piorando ainda mais o defeito que aparecer, prejudicando a afinação, som, performance etc.
Entretanto, o melhor jeito de prevenir seu instrumento e mantê-lo em bom estado é ter os cuidados necessários e conhecer os defeitos mais comuns para saber o que fazer nesse caso.
Vamos lá!
Defeitos que Podem Aparecer na sua Viola
Viola Empenada
O jeito saber se sua viola está empenada é observá-la, utilizando o padrão de mira da direção do “corpo para a mão”. Assim será mais fácil observar se o braço está reto ou envergado para frente ou para trás.
Quando o instrumento está com o braço empenado, acaba prejudicando diretamente na afinação da viola. Você pode até conseguir afinar a viola empenada, mas quando for fazer as notas verá que em algum momento o som não estará saindo corretamente, pois como ela está empenada as cordas não estarão na posição correta, prejudicando o som que ela irá reproduzir em algumas notas.
Viola Trastejando
Se usa o termo viola trastejando quando as cordas encostam nos trastes da viola e isso faz com que o som não continue. Isso é muito comum nas violas que estão empenadas.
Uma das coisas que pode fazer com que sua viola esteja trastejando é o fato de os trastes não estarem nivelados, ou seja, possuírem alturas diferentes, assim a corda ao ser tocada acaba esbarrando em um traste mais alto, causando um som indesejado na sua viola.
Outro fator que pode fazer sua viola trastejar é o fato dela estar velha demais e os trastes estarem bem gastos. Também pode ser por conta da regulagem incorreta do braço da viola, causando o trastejamento, pois a curvatura do braço faz com que a corda esbarre em duas regiões da escala do instrumento ao mesmo tempo. Ou até mesmo a troca das cordas por outras com tensões diferentes podem fazer as cordas da viola trastejarem.
Se algum dos problemas citados acima estiver acontecendo na sua viola, procure um luthier de confiança para que possa te ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas.
Madeira Rachada
Pode acontecer no caso de algum acidente, como a queda do instrumento e rachar a madeira da viola. Entretanto, esse é um problema difícil de reverter, mas não é impossível.
Você pode enviar sua viola para um luthier concertar, mas às vezes o valor fica tão alto que compensa mais comprar um instrumento novo, entretanto se você optar por concertar leve a um bom luthier, pois ele pode conseguir deixar o instrumento de forma que se possa usar e afinar corretamente.
Braço ou Tampa Descolado
Os defeitos de braços ou tampas que foram apenas descolados dão para concertar. Existem colas para esse tipo de procedimento, mas ainda sim aconselhamos levar a um luthier para que ele faça isso para você.
Pois, se você colar de forma errada, descolar vai se bem complicado e pode acabar prejudicando ainda mais o seu instrumento. Mas o lado bom é que esse tipo de problema é mais fácil de ser resolvido e não é tão caro.
Como Evitar que a Viola Quebre
Acidentes acontecem sim, por isso é bom que saiba os procedimentos para evitar que isso aconteça com o sua viola, como:
-
O melhor a ser feito quando for guardar a viola é usar uma capa e colocar sempre na posição correta quando terminar de usar o instrumento.
-
Evite deixar seu instrumento em lugares onde crianças possam pegar e mexer, ou até mesmo uma pessoa inexperiente que é curiosa, mas não sabem manusear a viola. Não empreste para pessoas que não tomam os devidos cuidados.
-
É importante manter sempre a viola na posição correta, caso contrário pode fazer com que ela empene, por exemplo, deixar apoiado na parede com a parte de trás do braço não é bom.
-
Se ainda não sabe afinar o instrumento, é melhor nem tentar afiná-lo sem a devida orientação, pois você pode, sem querer, acabar esticando as cordas mais do que deveria e isso poderá puxar a tampa ou entortar o braço da viola.
-
Nunca use um encordoamento inadequado para sua viola, pois também poderá empená-la.
Não tente concertar aquilo que você não sabe como fazer. É sempre bom conservar seu instrumento limpo e bem cuidado, realizando as “manutenções” básicas nos momentos certos, para que sua viola dure muito mais tempo.
Agora você tem o conhecimento do que pode acontecer com sua viola e se caso algum dia aconteça algumas desses problemas com você, já sabe o que pode ser feitos para não ficar no prejuízo.
Se gostou desse post, não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas. Deixe também suas dúvidas, dicas e sugestões, pois o seu feedback é muito importante para nós.
Curtam nossa página no Facebook e continue buscando ainda mais conteúdo em nosso blog.
Obrigado e bons estudos!