Está com dificuldade para aprender a tocar viola? Então, não deixe de ler esse artigo e veja 5 dicas que irão te ajudar como desenvolver melhor seu aprendizado. Confira e tire todas as suas dúvidas!
É importante entender que ter dificuldade na hora de aprender tocar viola é totalmente normal, o mais importante é você não desistir de aprender, não importa o seu grau de dificuldade. Você pode superar e ir muito mais além, acredite!
Não se importe se algumas pessoas conseguirem progredir mais que você, que talvez esteja com um pouco mais de dificuldade. Isso não significa que você não consegue aprender, significa somente que precisa ter um pouco mais de paciência e continuar treinando viola da forma correta, que uma hora você vai conseguir.
Talvez a dificuldade que está tendo na hora de aprender tocar viola, pode ser algum empecilho causado por você mesmo, que precisa ser eliminado de uma vez por todas para que você possa ter progresso no aprendizado.
Para te ajudar, veja abaixo cinco dicas que separamos para te ajudar a aprender tocar viola, independente de qual seja sua dificuldade ou o nível que esteja na viola. Com certeza vai ajudar você a progredir. Então, vamos lá!
5 Dicas para Te Ajudar a Tocar Viola
1 – Desenvolvimento Rítmico
Uma das coisas muito importante que irá ajudar bastante a melhorar o seu aprendizado de viola é o desenvolvimento rítmico, pois através dele você irá desenvolver sua coordenação motora, proporcionando assim, mais facilidade para manusear a viola na hora de tocar as músicas.
Para te ajudar a desenvolver o ritmo, você pode batucar alguma coisa como uma caixa, bater palmas e depois poderá passar para as cordas da viola de modo muito fácil.
Basta você fazer uma batida buscando uma sonoridade como se estivesse batucando as cordas. Cada vez que fizer isso, mais fácil irá se tornar com o decorrer do tempo, consequentemente irá melhorar sua coordenação motora.
2 – Desenvolvimento de Acordes
Os acordes podem parecer algo difícil, pelo fato de ter que deixar os dedos em uma forma correta, apertando as cordas e criando uma tensão para que saia o som certo, mas na prática você verá que é bem mais simples do que parece.
O importante é buscar aprender, primeiramente, os acordes mais simples da viola, os mais usados ou os acordes maiores e menores. Apenas aprenda esses mais comuns inicialmente.
Depois, juntando as batidas aprendidas e desenvolvidas no item acima, com os acordes, é só praticar para acostumar e conseguir fazer os dois ao mesmo tempo, que você irá tocar músicas na viola.
3 – Desenvolvimento com Métodos Progressivos
Talvez você deve estar se perguntado o porquê usar um método para isso?
Quando as pessoas não têm recursos para adquirir um método ou acham que não precisam de um, muitas das vezes o que elas fazem é buscar conteúdos aleatórios na internet como no YouTube ou em outras plataformas, para tentar achar o conteúdo que está querendo aprender.
Você pode até conseguir achar, mas não vai ter as informações completas que precisa e, querendo ou não, sempre irá faltar alguma coisa, além de ser bem mais difícil de aprender dessa forma.
Portanto, o fato de você precisar usar um método é que existem matérias e técnicas no violão que todas as pessoas que estão aprendendo precisam conhecer para tocar bem ou alcançar um nível mais avançado, além de ter o passo a passo de cada exercício que você está treinando, e caso você esteja com alguma dúvida especifica você já sabe onde buscar informação diretamente sem precisar ficar procurando.
Dessa forma, estudar com um bom método fará com que você tenha um ótimo progresso, porque através dele você irá saber a ordem e o tempo certo de partir para cada treinamento que fará com que você tenha um progresso constante.
Assim sendo, se você quer aprender com um bom método, não deixe de acessar o nosso site www.estudiodarezzo.com e se inscrever. No momento que abrirem novas vagas você será avisado por e-mail. Enquanto isso, poderá começar os estudos com a nossa apostila gratuita.
4 – Não Tenha Dúvidas
Aprender tocar viola é algo que traz infinitas dúvidas na nossa cabeça, sempre estamos tentando entender o porquê de cada movimento, jeito de segurar a viola e dentre várias outras coisas.
Entretanto, ter dúvidas é normal, mas o importante é você nunca ter vergonha de perguntar. A dúvida faz parte do processo de aprendizagem e é necessário você entender e esclarecê-las para que possa desenvolver no aprendizado da viola.
Então, sempre que tiver a oportunidade de tirar suas dúvidas não a perca e pergunte mesmo, para você obter ainda mais conhecimento daquilo que você está aprendendo.