Dom Natural VS Dedicação

Talvez você esteja aí pensando: será que consigo tocar viola? E provavelmente se deparou com uma cruel dúvida pelo fato de não saber se você possui um dom para isso. Portanto, agora você entenderá se de fato ter o dom é necessário para aprender a tocar viola. Confira aqui agora!

Muitas pessoas têm essa dúvida, e às vezes nem se quer tentam aprender para saber se conseguem com esforço e dedicação, e acabam achando que para isso é obrigado a nascer com um dom.

Contudo, o lado bom de aprender tocar viola ou qualquer outro tipo de instrumento musical é que “não é necessário ter um dom” para isso, ou seja, com esforço e estudos, um bom método de ensino e muita dedicação, qualquer um consegue aprender sem nenhum problema.

O estudo da viola exige técnica, prática, conhecimento teórico, percepção, dentre outras coisas. Com certeza uma pessoa que já nasce com o dom natural de tocar viola terá mais facilidade em desenvolver esses atributos, mas isso não quer dizer que uma pessoa que “não possui o dom” irá deixar de aprender, basta ter disciplina nos treinos diário que também conseguirá fácil, fácil.

Logo abaixo iremos mostrar o que é necessário ter para que você possa aprender tocar viola, sei que você está curioso, então não deixe de conferir e tirar qualquer dúvida que está te impedindo de aprender tocar viola.

 

Dom Natural VS Dedicação

Iremos mostrar agora 3 fatores que provam que você consegue aprender tocar viola sem nenhum problema. Se você se identificar com apenas um desses fatores já é o suficiente e prova que você é capaz de aprender.

 

aprender viola caipira1º Fator é o dom natural: uma pessoa que possui um dom natural, terá uma facilidade maior de aprender as questões teóricas, técnicas, rítmicas dentre outras, porém o dom natural é algo individual e diferente de uma pessoa para outra.

Ou seja, algumas pessoas terão facilidade de criar músicas, já outras terão para executar e decorar acordes, outras para solar de uma maneira rápida, e assim por diante.

 

aprender viola caipira2º fator é o esforço, dedicação e vontade de aprender: todas essas características farão que você se dedique até alcançar seu objetivo, fazendo os treinos disciplinados todos os dias e investindo no aprendizado para tocar violão.

 

aprender viola caipira3º Um bom método de estudo: procure um bom método de estudo que explique passo a passo, sempre respeitando o seu nível. Nunca tente aprender algo fora do tempo, pois a ansiedade pode atrapalhar no seu aprendizado.

Fazendo por um método com passo a passo você saberá o que deve ser feito para alcançar determinado resultado, daí para frente basta treinar e dedicar para melhorar seu aprendizado cada vez mais.

Esses três fatores irão te levar a aprender tocar viola sem erro, então analise e veja em qual deles você se identifica melhor, e mesmo que não possua um dom natural, você é capaz de aprender tocar viola sem nenhum problema, basta ter força de vontade.

aprender viola caipiraPode até parecer algo simples ao ponto de ver, mas quando você coloca em prática é outra coisa, nunca precipite alguma opinião a respeito sem nem ao menos ter tentado fazer ou ter colocado a prova.

Para você aprender tocar viola não existe segredo algum, qualquer pessoa é capaz de conseguir, seguindo as dicas acima.

E você que acha que não leva jeito, mas nunca nem se quer pegou no instrumento para saber como funciona, talvez esteja com um dom natural adormecido dentro de você pelo fato de nunca ter colocado a prova, portanto, não deixe de explorar seu potencial.

O importante é que se você tem vontade de aprender tocar viola, não importa se você leva jeito ou não, procure um bom método, estude e dedique bastante nos treinos que você conseguirá aprender a tocar viola.

Não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas esse post, talvez o que esteja faltando é uma influência para começar seus aprendizados na viola, e esse artigo mostrará que eles são capazes de aprender tocar viola.

Veja também “MUSICALIDADE E O ESTUDO MUSICAL”.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e continue buscando mais conteúdo em nosso blog. Muito obrigado e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *