“Como ensinar uma criança a tocar viola” pode ser uma dúvida de muitos pais que gostariam que seus filhos tocassem viola ou qualquer outro instrumento musical, e aqui nesse post você vai conferir agora, como incentivar uma criança a tocar viola, vamos lá.
Não importa se você é um professor de música ou uma pessoa que saiba o básico de como tocar viola, se você quer ensinar uma criança a tocar viola, é importante entender que existe uma diferença entre ensinar música para um adulto e para uma criança.
Você tem que entender duas coisas muito importante: é muito difícil para uma criança aprender tocar viola, então o que você puder fazer para facilitar irá ajudá-la muito, e saiba que esse processo pode ser bem frustrante e até entediante, então o que você puder fazer para diferenciar o aprendizado será muito bom, tanto para você quanto para a criança que está aprendendo.
Por isso, vamos mostrar aqui agora para você 11 passos para incentivar uma criança a tocar viola. Tenho certeza que você vai gostar, confira agora!
Como Ensinar uma Criança a Tocar Viola
1 – Ajude a Criança a Escolher o Instrumento Correto
Escolher o instrumento pela primeira vez, pode ser um pouco difícil, pois existem vários modelos e tamanhos de violas, e o ideal é escolher uma que faça com que a criança fique bem à vontade com ela nas mãos para seu aprendizado.
Lembre-se que é importante você não gastar muito dinheiro logo no primeira viola, pois com o tempo a criança vai querer trocar a viola, e a cada troca elas irão aperfeiçoar os conceitos e perceber qual instrumento é mais adequado para ela.
Os critérios importantes na hora da escolha da viola para a criança é: a viola é confortável nas mãos? É fácil de tocar as notas e acordes naquela viola? Considere sempre as violas menores.
2 – Faça a Criança Ficar Amiga da Viola
Usar a liberdade de expressão desde o início com a criança será muito melhor que usar um método tradicional. Por exemplo, peça a criança para que bata os dedinhos na viola de maneira rítmica acompanhando a percussão e para que ela toque as cordas livremente, experimentando diversos padrões.
Estimule-os a variar a dinâmica, o tempo e a complexidade do ritmo.
3 – Ajude a Criança a Afinar o Instrumento
Como foi dito no início desse post, tudo que você puder fazer para facilitar o aprendizado de uma criança será bem-vindo, e para uma criança afinar uma viola no início será muito difícil.
O ideal é que ela pegue o instrumento já afinado no início por um professor ou alguém que saiba manter o instrumento afinado até que atinja um nível onde ela possa aprender afinar a viola sozinha.
Para facilitar esse processo é bom utilizar um afinador eletrônico, pois irá ajudá-la bastante, e aos poucos ela irá acostumar com o som das notas até conseguir afinar a viola totalmente de ouvidos sem problema algum.
4 – Comece o Ensinamento Sempre com Coisas mais Simples
Use temas simples e bem conhecidos para começar o ensinamento para uma criança, além de ter uma probabilidade de ela já conhecer o ritmo, vai chamar atenção fazendo com que ela tenha um maio interesse pela aula.
No meio musical existem infinitas músicas de vários estilos e ritmos que são bem fáceis e que acabam virando “chiclete” na cabeça.
5 – Repetição
Uma parte vital do aprendizado é a repetição, e felizmente, as crianças quando gostam de alguma coisa querem repetir “um milhão de vezes” sem parar.
Então para ensinar uma criança é bom estimular a repetição e resistir à tentação de explorar “novos horizontes” rápido demais.
Entenda que na linguagem das crianças, quando ela diz que gosta de uma música, quase sempre isso significa que “estou confiante, consigo tocar”. Já ao contrário, no caso quando a criança não gosta da música, quase sempre quer dizer que ela tem dificuldade de tocá-la naquele momento.
6 – Trabalhe para Melhorar a Velocidade da Mudança de Acorde
Uma técnica que pode ser usada para melhorar a velocidade na mudança de acordes é ensinar a criança uns dois acordes novos e propor a ela um “desafio” dizendo: agora vamos ver quantas vezes você consegue mudar de um acorde para o outro em um minuto! Prepare o relógio e peça para a criança começar o exercício.
No início a criança pode querer fazer o máximo possível, porém de qualquer maneira sem se preocupar se está certo, então no meio desse tempo você pode fazer algumas pausas e dar umas sugestões de como ela pode melhorar ou alguma técnica para facilitar. Faça isso quantas vezes for necessário e veja se a criança está progredindo cada vez mais.
7 – Simplifique os Acordes
Caso a criança te peça para tocar uma música específica, mas acontece que os acordes e ritmos dessa música são mais avançados do que seu nível atual, tente simplificá-los para ela.
Às vezes é possível você modificar algumas notas usando o capotraste ou até mesmo com os dedos nas cordas, entretanto fazer isso exige um pouco mais de conhecimento musical, mas isso vai ajudar a expandir seus conhecimentos!
8 – Preferência de Aprendizado da Criança
É importante você considerar aquilo que eles acham mais divertido de fazer, algumas crianças gostam de melodias e ritmos, já outras preferem os acordes.
Conforme a confiança da criança e a força física vai aumentando, você pode incentivá-la naturalmente a evoluir com o aprendizado, sem pressa alguma.
9 – Ensine Apenas os Nomes das Cordas
No início do aprendizado não é necessário você introduzir conceitos teóricos para a criança, mas nunca subestime a capacidade dela.
Dependendo da idade da criança ou caso ela já teve algum estudo, pode ser que ela já saiba alguma coisa do básico como os nomes das notas, escalas, etc.
Nesse caso você pode lembrar esses conceitos nos momentos certos de cada lição, a teoria não deve ser seu foco principal, porém algumas lições podem ser úteis.
10 – Estimule Diferentes Práticas
Inicialmente os melhores resultados são obtidos tocando-se pequenos trechos, ao invés de muitas partes, porém muito cuidado para não ficar num só refrão. Nesse caso as pequenas partes tocadas com frequência é a melhor dica.