Manter seu instrumento limpo e bem preservado é essencial para a durabilidade dele, então se você quer saber qual a melhor forma de manter a sua viola limpa e bem cuidada, confira aqui a o jeito correto de cuidar da sua viola, vamos lá!
Quando compramos algo que gostamos muito, queremos que ela dure o máximo de tempo possível, não é mesmo? E a melhor forma de fazermos isso é aprendendo qual é a forma correta de cuidar dela, no caso aqui da sua viola.
Manter a viola bem cuidada faz com que alguns de seus componentes durem mais, além do que ter uma viola sempre impecável é muito mais prazeroso para quem vai usá-la.
Portanto, veja abaixo as 4 dicas que separamos para te ajudar a manter sua viola “brilhando” e o que não deve se fazer ao limpá-la, para evitar danos ao seu instrumento.
Como Manter sua Viola Limpa e Bem Preservada
1º Dica: Limpando a Madeira do Corpo e Braço da Viola:
O ideal é você usar uma flanelinha para passar nas partes da madeira da viola sem colocar muita força para evitar arranhões indesejado. Caso a sujeira esteja um pouco impregnada você pode usar produtos para ajudar na limpeza como sprays e cremes específicos que são vendidos em lojas oficiais de música. Lembre-se sempre de usar esses produtos que são feitos especificamente para isso, caso tente usar outro tipo de produto de limpeza pode acabar prejudicando a madeira da sua viola.
Caso não queira gastar com produtos de limpeza você pode usar a flanela um pouco úmida para fazer a limpeza, mas também sem colocar muita força.
Não esqueça também que não pode exagerar nos produtos de limpeza e utilizá-los apenas caso a flanela não esteja resolvendo o “problema”. Para evitar que sua viola acumule sujeira o ideal é sempre limpá-la com frequência, pelo menos passando a flanela após terminar de usá-la no dia, além de não ter muito trabalho, não correrá o risco de prejudicar sua viola.
2º Dica: Limpar as Cordas:
É normal que após você tocar viola, acabe deixando o suor e algum pedacinho de pele morta ou sujeira, caso as mãos não estejam limpas, na corda da viola. E esses fragmentos que ficam impregnado nas cordas acabam fazendo com que elas enferrujem com o tempo e estraguem mais rápido também.
Então, sempre depois que você tocar, passe um pano em todas as cordas para remover esses resíduos, isso fará com que elas durem mais e proporcionem um melhor timbre por mais tempo.
3º Dica: Limpar o Braço da Viola por Baixo das Cordas:
Os resíduos que impregnam nas cordas são os mesmos que também acabam ficando no braço da viola nos locais próximo aos trates. E quanto mais tempo esses resíduos ficarem ali, mais difícil vai ser de removê-los.
Então, é muito importante que sempre que terminar de usar a viola você passe a flanela no braço do mesmo (por baixo das cordas) para remover essa sujeira. Caso suas cordas estejam muito próximas ao braço da viola, você pode utilizar um pincel para removê-los, ou algo parecido envolvido pela flanela.