Quando se trata de instrumentos musicais o ouvido vira uma “ferramenta” muito importante, pois através dele que você irá melhorar sua percepção musical, algo que vai te ajudar muito quando estiver aprendendo a tocar viola ou qualquer outro tipo de instrumento. Mas, você conhece a diferença entre o chamado ouvido absoluto e ouvido relativo? Se ainda não conhece ou queira saber mais a respeito do assunto continue lendo esse post para entender melhor, vamos lá!
Aposto que quando você viu algum conhecido tocando viola, você já o desafiou mandando tocar uma música qualquer tendo apenas o som dela como exemplo, só para saber se ele seria capaz de reproduzi-lá apenas de ouvido, certo?
E realmente as pessoas que tem a capacidade de fazer isso é de se impressionar, pois não é assim tão fácil e você entenderá melhor agora.
Ouvido Absoluto e Ouvido Relativo
A percepção de um som, não e nada mais do que ouvir e identificar algum som já conhecido. Por exemplo, quando você atende o telefone e já sabe quem está falando apenas por escutar a voz, com certeza em algum outro momento você conheceu a tal pessoa e lembrou do timbre de sua voz.
Assim também acontece quando você identifica uma nota musical na viola, nesse caso você já precisa ter conhecido a nota e a chamado pelo nome, associando sempre um ao outro, e quanto mais você fizer isso, mais estará treinando sua audição e terá mais facilidade de reconhecer as notas de ouvido, tanto da viola ou qualquer outro instrumento.
Essa capacidade de percepção musical varia de pessoa para pessoa, alguns com mais facilidade outros com menos e para você entender isso melhor vou explicar a diferença do ouvido absoluto e ouvido relativo.