Muitas pessoas se perguntam qual o instrumento mais fácil para aprender? A pressa de querer aprender algo rápido demais faz com que elas busquem as opções mais fáceis, com pensamento de que vai aprender do dia para noite, será mesmo que funciona? Você vai conferir isso aqui agora, não perca!
Será realmente que existe um atalho para aprender tocar algum instrumento musical tão rapidamente? A resposta para essa pergunta é bem simples.
Todos os instrumentos musicais sem exceções possuem níveis básico, médio e avançado, e para se chegar ao nível mais avançado é necessário muito tempo de prática, estudos e treinamentos constantes, já o nível mais básico, em pouco tempo já se consegue resultado.
Eis a questão! Você pode até aprender a tocar algum instrumento musical bem rápido, porém para alcançar um nível mais avançando é necessário mais tempo, anos de dedicação para conseguir aperfeiçoar o domínio pelo instrumento musical desejável.
Confira agora alguns instrumentos musicais considerados mais fáceis de aprender em pouco tempo.
Qual Instrumento Musical Mais Fácil de Aprender?
Dizer qual instrumento musical é mais fácil de aprender é um pouco complicado, pois cada pessoa vai se identificar e terá mais facilidade com instrumentos diferentes, e depende do nível em que deseja alcançar.
Mas, normalmente, os instrumentos que são considerados como mais fáceis de tocar são aqueles que não possuem muitas notas e/ou complexidade, que são apenas melódicos, são vistos como os mais fáceis de aprender.
Portanto, entre esses, temos o berimbau ou instrumentos de percussão como o reco reco, chocalho, dentre outros, considerados como os instrumentos “mais fáceis de aprender”. Confira alguns na imagem abaixo.
Já os instrumentos considerados mais “difíceis de aprender” são os que possuem diversidades de notas e muitas informações melódicas, harmônicas e rítmicas em âmbito teórico e prático.
Existem diversos exemplos desses instrumentos porém, vou destacar aqui o piano por conta das duas claves de leitura na partitura que exigem muita independência das duas mãos, a viola caipira também é considerado um instrumento complexo, para algumas pessoas a quantidade de cordas pode fazer com que ela pareça mais difícil ainda de tocar, e em termos de músicas caipira ela é considerada praticamente o instrumento principal, assim como o violão a viola caipira também é um instrumento que exige bastante coordenação motora por ter de manuseá-la com as duas mãos ao mesmo tempo.
E a bateria, um instrumento rítmico que possui grandes quantidades de notas que exigem bastante concentração, coordenação motora e estudos de divisões rítmicas.