Confira agora 4 dicas muito importante para que você possa melhorar sua coordenação motora e progredir ainda mais rápido no seu aprendizado de viola. Vamos lá!
A coordenação motora é muito importante quando se trata de tocar viola. O fato de existirem diversas notas, acordes, ritmos além de ter que tocar com as duas mãos sendo cada uma de um jeito diferente da outra, gera muita informação para o cérebro de uma vez só, e isso implica para executar o toque na viola.
Mas não precisa se preocupar, pois não é algo impossível de fazer, vamos ajudar você aqui nesse post como desenvolver melhor sua coordenação motora e mostrar os benefícios que ela vai te oferecer. Então, continue lendo para saber mais!
4 Dicas para Desenvolver Melhor sua Coordenação Motora
Uma coisa que acontece muito com os iniciantes é não ter o preparo correto para executar os movimentos de forma eficaz por falta de experiência e repetição dos movimentos, e isso causa uma dificuldade para tocar com as duas mãos ao mesmo tempo sem cometer erros.
É claro que no início vai haver erros sim, é normal, por isso existe um treinamento para aprimorar a coordenação motora, coisa que você vai pegando com tempo de treinamento e dedicação da maneira correta. Veja algumas dicas abaixo que vão te ajudar!
1º Dica: Tocar de Forma Automática
A repetição de um mesmo movimento, sendo eles uma técnica ou troca de acordes fará com que você toque de maneira automática. Depois de muita repetição, dedicação e prática, esses movimentos serão algo comum para seu cérebro.
Se você deseja tocar uma música muito difícil, por exemplo, experimente tocar ela várias vezes até que saia de um jeito que não precisa pensar muito para executar os movimentos necessários da música, depois que já estiver conseguindo automatizar os movimentos, poderá até cantar ou conversar ao mesmo tempo em que toca viola.
2º Dica: Postura Correta
Quando você mantém uma postura correta, o movimento que precisar fazer com seu corpo será muito mais fácil, além de ficar mais confortável, com a coluna reta, perna cruzada ou apoiada, mão e braço bem posicionado com o corpo da viola reto.
Uma boa postura é ideal para não prejudicar sua saúde e ainda vai te dar mais facilidade e conforto na hora de exercer alguns movimentos sem usar forças desnecessárias.
3º Dica: Desenvolva Movimentos e Técnicas Separadamente
Antes de fazer qualquer junção de técnicas ou movimentos, treine-as separadamente. Isso fará com que na hora que tiver de fazer uma batida inteira será muito mais fácil, pois você desenvolverá separadamente sua coordenação motora para cada movimento específico, depois você poderá repeti-los com mais facilidade, pois já vai está treinado com movimento individual. E na hora que tiver de fazer a junção deles, será muito mais fácil.
O interessante é que isso pode ser usado independente do seu nível da viola, pois sempre encontrará desafios para tirar alguma música ou as vezes algum solo, e a forma mais fácil de fazer isso é treinando parte por parte. Depois que estiver acostumado com cada uma das partes, fazer a junção não será problema nenhum para você.