3 Passos para Dominar os Acordes de Viola

Está com dificuldade de aprender acordes? Não se preocupe porque nesse post vamos passar para você três dicas infalíveis para dominar os acordes na viola. Confira!

Não importa qual seja o seu nível, essas dicas valem para todos. Quem não sabe nada vai aprender rapidinho e quem já sabe vai aprimorar ainda mais o domínio dos acordes.

O legal é que dominando essas dicas você poderá chegar onde quiser no aprendizado de viola, o “cara da rodinha” de amigos, que resolve qualquer parada. Essas dicas são dominadas por profissionais da viola, então com certeza ela vai ser essencial para você.

Então vamos lá aprofundar seus conhecimentos na viola. Tenho certeza que vai gostar!

 

Existe Lógica na Formação de Acordes?

Sim! Como tudo na música, existe uma regra lógica para se definir o nome de cada acorde. Se você conhecer a regra vai saber montar e nomear qualquer tipo de acorde do seu instrumento.

Muito bem, vamos aprender então como se faz isso!

Você olhará um acorde “estranho” na cifra e saberá montá-lo sem ajuda externa, um dicionário, alguma dica, etc. E a melhor forma de treinar isso é pedindo para um amigo montar qualquer acorde ou combinação de notas no seu instrumento para você dizer qual acorde ele está fazendo. Não importa o que ele faça, ele pode ficar o dia todo inventando acordes, você sempre saberá o nome de todos eles.

Iremos utilizar a viola como exemplo, mas esses conceitos se aplicam a qualquer instrumento.

3 Passos para Dominar os Acordes de Viola

 

1 – Braço da Viola

acordes violaÉ importantíssimo que você conheça o braço do instrumento para que possa dominar harmonias (acordes), pois irá precisar encontrar as notas da formação do braço, montando e alternando acordes até emparelhar elas todas ao mesmo tempo.

Por isso ter conhecimento do braço do instrumento que está usando é importantíssimo para esse domínio.

Não se preocupe com o tempo que está levando para fazer as dicas, leve o tempo que for necessário, o importante é você ter total domínio com a técnica para que futuramente domine-a perfeitamente.

 

2 – Escala e Intervalo

acordes violaDepois que já tiver entendido como é o braço do instrumento, é hora de partir para as notas que vai tocar no braço, pois tudo o que tocamos no instrumento está sob uma lógica, e toda esta lógica é entendida nos estudos de intervalo e escalas.

Para montar uma acorde maior você terá um intervalo maior que estará dentro de uma escala maior. Pode parecer difícil, talvez complexo, mas não é bem assim não, estudada na forma correta qualquer pessoa consegue aprender com bastante facilidade.

É claro que cada pessoa tem suas dificuldades e facilidades, mas lembre-se que nada é impossível.

Viola é um tipo de instrumento que você aprende sua vida inteira, constantemente, independente de quantas técnicas e métodos você já conheça. Você pode criar até o seu próprio método e passar para outras pessoas da mesma forma que outros podem passar para você também.

Então, dedique seu aprendizado com paciência, quanto mais disciplina você tiver com seu treinamento mais rápido dominará as técnicas desejáveis.

 

3- Teoria Básica de Acordes

Assim como 2+2=4 a junção de três notas com os intervalos corretos vai fazer com que você tenha um acorde de tríade maior ou menor, lembrando que não pode ser qualquer nota musical. Para facilitar ainda mais esse aprendizado basta você estudar inicialmente, apenas as teorias iniciais de formação de acordes.

Assim como a dica anterior, quando estudados na forma correta não tem erro. É bem simples e não importa qual seu nível, treinando na maneira correta logo logo estará dominando os acordes direitinho.

Está aí três dicas que, com certeza se você colocar em prática vai estar dominando perfeitamente os acordes da viola e se preparando para qualquer outra etapa de treinamento para melhorar ainda mais seu toque.

Coloque em prática e treine bastante sempre de maneira moderada. Lembre-se que nada em excesso é bom! Respeite seu tempo, o importante é você conseguir fazer da maneira correta.

E aí o que achou das dicas?

Tenho certeza que será bem útil para seu treinamento!

Então não deixe de compartilhar com seus amigos e amigas também, da mesma forma que vai ajudar você também vai ajudar a eles.

Veja também “3 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER AO APRENDER TOCAR VIOLA CAIPIRA”.

Curta nossa página no Facebook, deixe seu comentário porque também é muito importante para nós, aproveite de vários outros conteúdos em nosso blog e bons estudos!

 

Comments

  1. osiel

    Boa noite, nunca tinha pegado em uma viola e comprei uma ontem… me desculpe mas vc tem certeza que a disposição das cordas é essa mesma apresentada na dica 2?

    1. Post
      Author
      danieldarezzo

      sim amigo. O que pode estar te deixando confuso é porque o braço no desenho esta invertido.
      Mas isso é apenas uma questão de estudo.
      No curso interno eu mostro que não devemos focar em desenhos e sim no aprendizado difuso. ou seja, pode aparecer qualquer desenho e você vai saber se orientar por dedução. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *