Você que está interessando a aprender a tocar viola na rodinha de amigos ou até mesmo no seu momento de lazer para relaxar curtindo uma musiquinha tocada por você mesmo, hoje mostraremos algumas dicas de como tocar sem ler as cifras. Confira!
Em algum momento já aconteceu de você estar entre amigos, eles saberem que você toca viola e pedirem para tocar uma música, mas você não conseguiu tocar porque dependia das cifras para tocar alguma música? Se não aconteceu, pode apostar que uma hora vai!
Mas, não se preocupe! Com essas dicas você não vai ter com que se preocupar porque já vai estar aprimorando seus dons de tocar sem ler as cifras a qualquer hora e em qualquer momento.
Não é vergonha nenhuma você tocar usando as cifras, mas em uma apresentação, por exemplo, fica bem mais aparentada quando toca sem cifras, até mesmo para se envolver com o sentimento das melodias das músicas que tocar.
Repare que a maioria das bandas quando vão apresentar não depende de cifras, porque já decoraram seu repertorio de cima a baixo usando exatamente essas técnicas que vamos mostrar aqui para você.
Então vamos nessa, confira essas dicas que tenho certeza que vai ser bem legal e útil para você aplicar nos seus treinamentos de viola.
Como Tocar Viola Sem Ler Cifras?
1.Toque Algo do seu Nível
Respeite o seu nível, isso é muito importante. Comece sempre das músicas mais fáceis, mesmo que talvez não te agrade muito a música, mas sempre comece com uma que você sabe que consegue.
Não se deixe elevar pela pressa ou só porque seus amigos querem outras músicas, o importante é você aprimorar a técnica para decorar a música e ir subindo de nível aos poucos, existe milhares de músicas por aí, tenho certeza que sempre vai ter uma do gosto de todos.
Não se envergonhe porque não está conseguindo ou se alguém pedir para tocar algo sem cifras e não der conta. Diga a pessoa que ainda não decorou a música, o importante é está sempre treinando e aprimorando sua técnica para decorar as músicas, uma hora vai estar tocando qualquer uma sem depender das cifras tranquilamente.
2.Movimentos Automatizados
Escolha músicas que goste ou que seus amigos têm costume de pedir que toque e as escute várias vezes. Depois toque junto a música até que seus movimentos fiquem automatizados.
A repetição vai fazer com que decore a música e quando menos esperar vai estar tocando sem nem ao menos perceber de tão automático que vai estar seus dedos para fazer as notas e arranjos.
O interessante de ter o movimento automático com as músicas é que sem nem pensar, você conseguirá perceber sua sonoridade, técnica e fazer melhorias para ficar cada vez melhor.