5 Dicas para Você Aprender a Tocar Viola Caipira

A viola caipira, também chamada de viola sertaneja, um instrumento que representa o sertão brasileiro e músicas do interior, como uma de suas principais características. Vamos mostrar aqui para vocês hoje nesse post cinco dicas para que você possa dar início aos estudos da viola caipira, esse instrumento tão legal quanto o violão que carrega seu som único e gostoso de ouvir. Confira agora as cinco dicas para você começar a aprender tocar viola caipira.

 

 

 5 Dicas para Você Aprender a Tocar Viola Caipira

 1 – Como Comprar uma Boa Viola Caipira para Aprender a Tocar 

Existem vários modelos de viola que pode ser usado para iniciar o aprendizado, ela não precisa ser necessariamente cara, pois existem modelos com preços acessíveis que já vão te ajudar a começar a tocar.

Claro que você tem que ver e respeitar suas condições em relação aos valores dos instrumentos, porque não vale de nada você comprar um instrumento caro e deixar no canto do quarto tomando poeira e ainda ficar arrependido por não ter feito um bom investimento.

curso de viola caipiraAo escolher sua viola para dar início ao aprendizado, fiquem atentos as seguintes condições:

– Muita atenção ao som da viola, pois ela não pode apresentar nenhum chiado. Para facilitar isso para você, leve uma pessoa com experiência para te ajudar a fazer uma escolha mais segura.

– Atenção com as distâncias entre as cordas, elas não podem estar muito altas porque isso irá te trazer certo desconforto para tocar, pelo fato de ainda não ter nenhuma intimidade com o instrumento.

– Verificar bem se o braço da viola está reto, leves curvas é aceitável, mas nada muito exagerado, pois podem te prejudicar a tocar.

– Verifique a qualidade da madeira das três partes separada da viola: braço, fundo e tampo.

– O cavalete deve estar bem firme, sem apresentar nenhum tipo de deformação ou estar torto.

– Confira as tarraxas e demais parafusos para vê se estão bem presos e firmes.

Essas etapas já vão te ajudar bastante na hora de escolher sua viola de aprendizado.

 

2 -Encordoamento 

A dúvida em comum para quem vai dar início ao aprendizado de viola é saber se devem começar a treinar com o encordoamento em Ré ou Mi.

Porém devemos considerar que o encordoamento em Ré é mais leve, mas, com o instrumento em Mi pode ser mais fácil para você dar início ao treino pelo fato de não ter muito conhecimento sobre como tocar o instrumento e pelo fato de ser mais comum também.

 

 3- Tempo de Estudo Semanal 

Independente do que você está tentando aprender a prática é essencial, assim também é com os instrumentos, pois só assim iremos desenvolver nosso cérebro para acostumamos o novo conhecimento.

COMO TOCAR VIOLA E CANTAR JUNTONós não sabemos como funciona o seu tempo, alguns trabalham, outros estudam e tem gente que faz ambos e que está querendo achar um tempo para poder aprender tocar viola.

Antes de tudo não se deixe levar pela empolgação de querer tocar o instrumento, tudo em excesso faz mal, estabeleça um tempo de 30 minutos por dia, tendo assim 3h e 30m por semana e não se acomode depois que aprender o básico reduzindo o ritmo dos estudos.

Lembrando que não tem que ser necessariamente dessa forma, vai depender do seu conforto e tempo, estamos apenas mostrando que dessa forma já é possível você começar a tocar viola caipira.

 

4 – Saiba Qual o seu Nível 

Tem momentos que achamos frustrante quando começamos a estudar o instrumento e vemos que não estamos progredindo em relação ao aprendizado, mas isso não quer dizer que você não é capaz, apenas que você começou em um nível acima do que está capacitado no momento.

Se você ainda não toca nenhum tipo de instrumento com cordas, você deve começar com lições básicas mesmo, por isso é muito importante você saber como funciona a viola caipira antes de tentar tocar os acordes mais complexos.

 

5 – Aguente as Dores e Calos nos Dedos

Não só como na viola, mas em qualquer instrumento de cordas, os primeiros dias de treino podem ser bastante duros no que diz respeito aos dedos, pois não estão acostumados com aquilo, mas aos poucos eles vão “calejando” com o movimento repentino e apreensão das cordas, formando aos poucos calos e dores nas juntas, mas nada insuportável.

A melhor forma é nunca parar de treinar, por isso falamos para estabelecer o tempo de treino bem tranqüilo para não haver stress e dores indesejadas, aos poucos os dedos vão acostumando, criando uma camada mais grossa e evitando os calos. Caso esteja sentido dores fortes demais é bom que visite um médico só para saber se está tudo bem.

 O instrumento pode te trazer algumas dificuldades no inicio, mas não se deixe desanimar por isso, tenho certeza de que você é capaz, ainda mais com essas dicas que irão te ajudar a começar da forma correta e bem tranquila. Quando aprender a tocar viola, você vai ver que é um ótimo instrumento, que trás satisfação e relaxamento nos seus momentos de descanso.

E aí gostou?

Se leu até aqui tenho certeza que sim, não fique com essas dicas só pra você, compartilhe com seus amigos e amigas, curta a nossa página no Facebook, deixe seu comentário, pois é muito importante para nós e continue pesquisando conteúdo em nosso blog feito pensando em vocês. Obrigado e bons estudos.

 Veja também “EDUARDO COSTA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *